Inscrições para seleção de Projetos do Pelc terminam dia 13
O objetivo é viabilizar o acesso da população de todas as camadas sociais às atividades esportivas
Encerram-se no próximo dia 13 as inscrições de Projetos da Chamada Pública do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). A seleção visa à renovação e à implantação de núcleos nas vertentes Vida Saudável, Povos e Comunidades Tradicionais e Todas as Idades, e se destina a entidades federais (universidades) e entidades públicas (prefeituras municipais) de todo o País.
A chamada pública tem o objetivo de constituir parcerias, firmadas por convênios, para suprir a carência de políticas públicas e sociais. A iniciativa atenderá ao crescente aumento de demandas da população nas áreas de esporte recreativo e de lazer, principalmente nas regiões de maior vulnerabilidade social e econômica.
Os interessados devem seguir as diretrizes do programa, bem como as normas do edital que está disponível no endereço. Na página eletrônica no Ministério do Esporte, a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) colocou à disposição o passo a passo a ser adotado pelas duas categorias, com informações que envolvem tópicos como conteúdo, cadastro, diretrizes e o novo cronograma da ação que tem como objetivo selecionar pleitos que receberão recursos do Orçamento da União para execução do programa.
Prefeituras municipais deverão fazer a inserção do projeto no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv). As universidades federais deverão encaminhar toda a documentação para o Ministério do Esporte, pelos Correios.
Segundo a Snelis, neste ano foram incluídos alguns diferenciais, como o aumento da vigência - de 14 para 18 meses - dos convênios com as prefeituras e termos de cooperação com as universidades; na área de recursos humanos foram criadas as figuras do coordenador técnico e na área financeira houve aumento dos salários do coordenador técnico, coordenador-geral, coordenador de núcleo e agentes sociais de esporte e lazer. Além dessas adequações, o programa está trabalhando na qualificação dos uniformes disponibilizados aos participantes e equipe de trabalho.
Os projetos são financiados com recursos nacionais e selecionados via chamamento público, a ser lançado no portal do Ministério do Esporte. Existe ainda possibilidade de emendas parlamentares que prevejam ações do programa.
Esporte e Lazer da Cidade
Criado em 2003, o Pelc tem a meta de desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades de esporte recreativo e de lazer da população. O programa proporciona ainda a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, e estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, além de fomentar a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e o lazer sejam tratados como políticas públicas e direito de todos.
Leia mais:
Pelc é de responsabilidade do Ministério do Esporte
Ministério lança chamada pública para seleção de projetos de esporte
Fonte:
Ministério do Esporte
04/07/2012 19:45
Artigos Relacionados
Inscrições para seleção de projetos de pesquisa e desenvolvimento da Eletrobras terminam no dia 11
Inscrições para seleção de chefe-geral da Embrapa Pantanal terminam dia 22
Inscrições de projetos para consolidação de aquicultura terminam dia 19
Abertas inscrições para seleção de projetos de produção independente
Inscrições de projetos para criação de camarões terminam nesta terça (21)
Inscrições para novos projetos do ProAc terminam nesta sexta-feira