INSS bloqueia benefício de quem não saca recurso em até 60 dias



Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem com cartão magnético e não sacam o beneficio em 60 dias, após a data prevista para o seu pagamento, ficam impedidos de retirar o dinheiro no banco. A medida foi criada para evitar o pagamento indevido, além de qualquer tentativa de fraude, como o saque do valor por terceiro, à revelia do beneficiário.

Pela norma de segurança, a instituição bancária tem que devolver o valor ao INSS, que bloqueia o pagamento até que o beneficiário vá à Agência da Previdência Social (APS) responsável pelo seu benefício para regularizar o pagamento. Em fevereiro, 8.371 benefícios estavam suspensos por que o beneficiário não sacou no prazo de 60 dias. 

Segurança - O segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque do benefício, mas requer atenção. Em hipótese alguma, o beneficiário deve fornecer a senha a terceiros. Como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, tais como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.

O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda de outras pessoas estranhas à instituição bancária.

Óbito – O pagamento dos benefícios também é suspenso em caso de morte do segurado. Todos os meses, os cartórios enviam à Previdência Social listagem com dados das pessoas falecidas no mês anterior e, com isso, o pagamento da aposentadoria é cancelado.

Se os dependentes do segurado tiverem direito à pensão por morte, devem informar o óbito ao INSS para que a aposentadoria seja transformada em pensão e eles possam receber o benefício.

Fonte:

Ministério da Previdência Social



09/03/2010 16:28


Artigos Relacionados


INSS mandará carta para quem tem direito à revisão de benefício

INSS envia carta para quem pode requerer benefício em dezembro

INSS envia carta para quem pode requerer benefício em maio

INSS envia carta para quem pode requerer benefício em abril

INSS envia carta para quem pode requerer benefício em setembro

INSS envia carta para quem pode requerer benefício de aposentadoria em maio