INSS envia carta a segurados que já podem ter direito à aposentadoria



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envia nesta semana carta-aviso aos segurados que completam condições para se aposentar por idade em janeiro. O documento avisa ao cidadão que ele pode solicitar o benefício a partir da data de seu aniversário, se tiver interesse. Serão emitidas 1.560 correspondências, para 614 homens e 946 mulheres.

O INSS encaminha as cartas todos os meses. Recebem o documento homens que no mês seguinte irão completar 65 anos e, mulheres, 60 anos. Em ambos os casos é preciso ter, no mínimo, 180 contribuições. Só recebem o documento aqueles que estão com os dados cadastrais atualizados junto ao instituto, inclusive endereço para correspondência. O INSS alerta que em nenhum momento entra em contato com os segurados por telefone ou e-mail, e que não utiliza intermediários. 

Quem completar as condições para se aposentar por idade e não receber a carta-aviso, deve providenciar a atualização de seu endereço. Para tanto, é preciso agendar atendimento em uma APS pela Central 135 ou na internet. 

Além dos dados pessoais do destinatário, a carta-aviso traz ainda a estimativa da renda mensal da aposentadoria por idade, com base no histórico de contribuições ao INSS constante no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). 


Segurança

Para proteger os segurados contra fraudes, a carta contém um código de segurança. A pessoa que receber o aviso e tiver dúvidas se o documento foi mesmo postado pelo INSS, pode confirmar sua autenticidade ligando para a Central 135 ou acessando o site do Ministério da Previdência Social.

Se optar pela Central 135, o segurado precisa escolher a opção 1 para falar diretamente com o atendente. Para manter a segurança do procedimento, o operador pode solicitar a confirmação de outros dados, além do código informado na carta. A ligação para a Central 135 é gratuita, se feita de um telefone fixo ou público, e custa o valor de uma ligação local, se feita de um celular. 

No Portal da Previdência, no campo Agência Eletrônica do Segurado, basta clicar em “Lista completa de serviços” e, em seguida, no atalho “Aviso para Requerimento de Benefício”. Além do código de segurança indicado no aviso, será solicitado ao usuário que digite seu nome, data de nascimento e CPF. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem confirmando que o documento foi realmente postado pelo INSS. 


Fonte:
Ministério da Previdência Social



28/12/2010 17:40


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