Instituições são reconhecidas por produções científicas em prêmio da Capes e editora



Nove instituições de ensino e pesquisa brasileiras foram reconhecidas como as que mais contribuem para o desenvolvimento do País no Prêmio SciVal Brasil, promovido pela Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As instituições, que produziram mais de 73 mil trabalhos na área, serão premiadas no próximo dia 7, a partir das 19h, em Brasília (DF). Veja a lista de premiados aqui.

As vencedoras foram selecionadas a partir de nove indicadores de produção científica extraídos da ferramenta de gestão de produção científica SciVal, da Elsevier, como número de artigos científicos publicados em revistas indexadas, colaboração com instituições brasileiras e estrangeiras e citações por documento.

O Prêmio SciVal acontece também em outros países do mundo, como forma de homenagear representantes das diversas comunidades científicas. 

O Brasil ocupa o 13º lugar no ranking de países de maior produtividade científica. Entre 2007 e 2008, a produção científica brasileira aumentou 56%. O número de artigos científicos publicados no Brasil, em 2008, foi de 30.451, em comparação com os 19.436 publicados no ano anterior. 

Estados Unidos, China, Alemanha, Japão e Inglaterra são os cinco primeiros colocados no ranking da produção científica, seguidos de França, Canadá, Itália, Espanha, Índia, Austrália e Coréia do Sul. A expectativa da Capes é alcançar a 9ª ou a 10ª posição nos próximos anos.


Fonte:
Capes

 

29/11/2011 16:05


Artigos Relacionados


Capes divulga resultado de edital de apoio a feiras e mostras científicas

Instituições científicas devem preencher formulário sobre propriedade intelectual

Ministério recebe informações anuais sobre atividades de instituições científicas

Prêmio do Ministério da Cultura vai incentivar produções sobre Literatura de Cordel

Livro da Editora Unesp é finalista do Prêmio Jabuti

Livro da Editora Unesp é finalista do Prêmio Jabuti