Instituto de Estudos Brasileiros antecipa comemorações de 50 anos com homenagens a Sérgio Buarque de Holanda



O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo, criado por Sérgio Buarque de Holanda, comemorará 50 anos em 2012. Para preparar a celebração do cinquentenário de sua fundação, o instituto abriu, nessa terça-feira (13), a exposição Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda, que retrata aspectos pouco conhecidos de um dos maiores historiadores brasileiros.

Um seminário, também sobre ele, começou nessa terça-feira (13), como parte da programação. Durante três dias, um grupo de especialistas vai abordar a obra do escritor. Na abertura do evento, a  ministra da Cultura, Ana de Hollanda, destacou a personalidade do pai e a sua dedicação à pesquisa histórica. “Ele tinha personalidade de muita entrega e até os últimos dias continuava escrevendo e exercendo o prazer de conhecer mais”, lembrou. 

O professor e crítico literário Antonio Candido abriu o seminário com uma palestra sobre a influência que as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro tiveram sobre o homenageado. De acordo com o intelectual, foi em São Paulo que Sérgio Buarque virou historiador. “Sérgio levou para o Rio [onde viveu por 25 anos], que era uma cidade de modernismo pacato, a ousadia modernista de São Paulo. E, em contrapartida, trouxe o rigor historiográfico adquirido no Rio para uma cidade [SP] cujo esteriótipo era a cidade do rigor, do trabalho. [Era] a cidade que não gostava de rir”, parafraseou Antonio Candido.

Seis mesas do seminário serão compostas por especialistas em vários aspectos da sua obra. Eles discutirão os variados temas sobre os quais o historiador refletiu.


Fonte:
Ministério da Cultura



14/09/2011 12:36


Artigos Relacionados


Instituto de Estudos Brasileiros da USP abre inscrições para oficina

Evento: Instituto de Estudos Brasileiros exibe exposição cartográfica

Livro: Instituto de Estudos Brasileiros digitaliza obra rara sobre o Brasil colonial

Filmes brasileiros participam de festivais na França e na Holanda

Exportação de vinhos brasileiros para a Holanda cresce 150%

Instituto Butantan abre comemorações do seu centenário