Instituto deposita dois pedidos de patentes em nanoeletrônica
Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Micro e Nanoeletrônicos (INCT Namitec) depositaram dois pedidos de patentes de invenção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os pedidos são para inventos na área de nanoeletrônica com aplicações em sensoriamento.
Um dos pedidos é um processo para melhoramento do contato elétrico entre nanoestruturas e eletrodos. Ele pode ser aplicado na construção de dispositivos com circuitos eletrônicos baseados em polímeros, usados em sensores de gás e de pressão.
O outro depósito se refere a um método de deposição e decoração simultânea de nanoestruturas unidimensionais, alinhadas sobre eletrodos metálicos com nanopartículas metálicas, preferencialmente de ouro.
O INCT Namitec é formado por pesquisadores do Centro de Componentes Semicondutores (CCS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Segundo a pesquisadora colaboradora do CCS e participante dos estudos que resultaram nos pedidos de patente, a pós-doutora Raluca Savu, a integração criada pela rede INCT Namitec é bastante positiva. “A integração favorece a troca de experiências e o aproveitamento da infraestrutura de cada laboratório no melhor que ele tem”, destacou Savu.
A ideia do grupo é fazer pesquisa com foco na aplicação final. A pesquisadora lembra que as universidades se dedicam muito à produção de artigos científicos e dão significativa ênfase ao ensino, enquanto a aplicação das pesquisas, muitas vezes, fica em segundo plano ou não acontece.
“O grande interesse da indústria é na patente porque é técnico, bem detalhado, é possível saber se ela é aplicável ou não, como pode ser aplicada e, mais ou menos, a que custo isso pode ser feito. A patente é para a aplicação, já é uma ideia final.”, explicou Savu. “Já um artigo tem tanto a parte didática quanto a parte aplicada. Tem detalhes que não interessam para a indústria.”
O programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A ideia é criar redes de interação entre pesquisadores de diversos pontos do País. Ao todo há 133 INCTs. Em agosto, o o CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciaram a continuidade do programa.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
08/11/2013 12:58
Artigos Relacionados
Instituto de Pesquisas da Amazônia depositou 9 pedidos de patentes em 2011
Google e Escritório Europeu de Patentes farão tradução de pedidos de patentes no Brasil e de brasileiras no exterior
Pedidos e concessões de patentes do Inpi crescem 14,8% em 2010
Inpa depositou mais sete pedidos de patentes em 2013
Inpi registra recorde de pedidos de patentes e de marcas em 2011
Brasil e Europa assinam acordo para estimular pedidos de patentes