Instituto Emílio Ribas lança atendimento domiciliar para pacientes de HIV



Serviço vai atender pacientes em estado avançado da doença com quadro agudo de dor, em sofrimento físico, psicossocial ou espiritual

Os pacientes soropositivos atendidos pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas em São Paulo vão poder receber tratamento em casa. A unidade da Secretaria de Estado da Saúde iniciou atendimento domiciliar para portadores de HIV e com outras doenças infectocontagiosas em processo de terminalidade. 

A iniciativa vai beneficiar pacientes e cuidadores atendidos pela Instituição que estão em estado avançado da doença, com quadro agudo de dor, em sofrimento físico, psicossocial, ou espiritual. Inicialmente, dez pacientes serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por 15 profissionais.

Na estrutura assistencial, serão 400 atendimentos mensais, incluindo medicação, curativos, atendimentos terapêuticos especializados, treinamento de cuidadores, entre outros procedimentos. 

O trabalho será realizado por profissionais de saúde especialistas em dor e cuidados paliativos, incluindo médicos, assistentes sociais, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, além de capelães.

Na nova proposta de assistência em domicílio, os pacientes serão escolhidos de acordo com critérios terapêuticos específicos, definidos conforme avaliação em função da dor, processo de terminalidade e falência de tratamento.

Do Portal do Governo do Estado

 



06/14/2012


Artigos Relacionados


Instituto Emílio Ribas lança guia para manejo de doenças associadas ao HIV

Emílio Ribas abre vagas para trabalho voluntário com pacientes

Saúde: Instituto Emílio Ribas abre inscrições para novos voluntários

Saúde: Instituto Emílio Ribas abre inscrições para novos voluntários

Papai Noel chega mais cedo para crianças do Instituto Emílio Ribas

Saúde: Instituto Emilio Ribas realiza hoje festa de Natal para 1.500 crianças