Instituto Gerdau auxiliará na elaboração do plano de melhoria de gestão na Funasa
O Ministério da Saúde quer melhorar a ação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para acelerar a execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na quarta-feira (19), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente da Funasa, Faustino Lins Filho, e representantes do Instituto de Desenvolvimento Gerencial da Gerdau (INDG) se reuniram para buscar a definição de um novo plano de gestão da estatal.
Nas próximas semanas os profissionais do INDG deverão fazer um diagnóstico da situação para a apresentação de um plano de trabalho à Funasa. A expectativa é que essa primeira etapa esteja concluída em um mês. Quanto ao plano de trabalho, a duração dependerá da conclusão do diagnóstico.
A iniciativa de buscar o apoio do Instituto Gerdau para aprimorar a qualidade da gestão partiu do ministro Alexandre Padilha durante a implantação do conselho de gestão, criado, pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de qualificar a atuação administrativa do governo federal em diversas esferas. Na saúde, explica Padilha, o ministério estabeleceu áreas prioritárias para melhoria de gestão. A Funasa está incluída por ser a responsável em executar obras importantes do PAC. Simultaneamente o instituto também analisará o sistema de logística de compras do Ministério da Saúde, visando à redução de custos e prazos de aquisição de insumos, medicamentos e equipamentos.
O ministro da Saúde tem participado de reuniões semanais com a diretoria da Funasa, estabelecendo metas de trabalho. As duas principais frentes visam à aceleração na execução das obras do PAC 1 e elaboração de propostas para o PAC 2; e a realização de ações no combate à dengue. “Um dos primeiros resultados desses encontros foi a análise e vistoria de projetos PAC 1 e a liberação de R$ 79 milhões de reais para a sua execução”, concluiu o ministro.
Fonte:
Ministério da Saúde
20/01/2011 13:35
Artigos Relacionados
Curso vai capacitar profissionais da Funasa em gestão de ética pública
Subcomissão discute gestão de resíduos sólidos com Funasa e Ministérios
SP assina convênio com 170 cidades para melhoria de gestão ambiental
Professor de Harvard fala sobre melhoria da gestão organizacional
Publicação orienta na elaboração de plano de cultura
Municípios podem pedir apoio da Funasa para elaborar plano de saneamento básico