Integração Nacional afirma que obras da Transnordestina serão aceleradas no Piauí



Foram apresentadas na segunda-feira (11), em Teresina (PI), as principais pendências a serem resolvidas para aceleração das obras da Ferrovia Transnordestina no estado, como questões judiciais referentes à desapropriação, imissão de posse e liberação de alvarás.

Durante a apresentação, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, afirmou que a visita aos estados por onde passa a ferrovia Transnordestina é um pedido da presidenta Dilma Rousseff, que vai comandar a reunião de monitoramento da obra. Outros três ministérios estão envolvidos com o financiamento da ferrovia. Segundo o ministro, a obra está orçada em R$ 5,4 bilhões e tem cerca de 10 mil trabalhadores em 25 frentes de trabalho. 

As discussões desta segunda-feira envolveram representantes Poder Judiciário, do Ministério Público e do governo piauiense que propuseram medidas para retomar o ritmo das obras.

As pendências judiciais que envolvem o projeto deverão ser analisadas em ritmo de mutirão, imprimindo celeridade aos processos, garantiu o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Edvaldo Moura. "O Tribunal fará todo esforço para superar qualquer entrave e para viabilizar a realização dessa obra", afirmou o desembargador.

Ao final da reunião, o ministro Fernando Bezerra reconheceu o trabalho feito no Piauí e propôs o prazo de 30 de agosto para resolução de todas as pendências. A meta é iniciar o lote 7 até dezembro, com a superestrutura e colocação de trilhos e dormentes.

O Ministério da Integração Nacional é responsável pelo financiamento de quase 70% da obra, uma vez que administra os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

A ferrovia, de 1.728 km, vai ligar a Cidade de Eliseu Martins (PI) aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). O empreendimento, com mais de 11 mil postos de trabalho, está sendo implantado pela concessionária Transnordestina Logística S/A. No âmbito do governo federal, é de responsabilidade de três ministérios: Integração Nacional, Transportes e Planejamento.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



12/07/2011 18:19


Artigos Relacionados


Presidente da Embratur garante que obras em aeroportos serão aceleradas

Cartilha sobre obras do PAC no Piauí mostra obras inacabadas ou que sequer começaram, afirma Heráclito

Mão Santa afirma existirem centenas de obras inacabadas no Piauí

Wellington Dias destaca importância da Transnordestina para o Piauí

Secretaria-Geral da Presidência diz que obras da Copa deverão ser aceleradas

Heráclito critica governador do Piauí por declarações sobre a Ferrovia Transnordestina