Integração Nacional disponibiliza linha de crédito para agricultores irrigantes



O Ministério da Integração Nacional assinou nesta terça-feira (29) um protocolo de intenção com o Banco do Brasil que vai beneficiar produtores irrigantes do oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí, por meio de linhas de crédito destinadas ao custeio. Serão disponibilizados cerca de R$ 1 bilhão para financiamentos, que terão juros facilitados de 6,75% ao ano. A média da taxa de juros da região é de 14%.

“O oeste da Bahia tem potencial para ampliar ainda mais as fronteiras agrícolas. É por isso que disponibilizamos mais financiamento e mais crédito para a região. Precisamos apoiar os pequenos agricultores que foram prejudicados pela estiagem e oferecer recursos para que possam enfrentar este momento crítico”, afirmou o ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho.

Atualmente, o oeste baiano tem quase 2 milhões de hectares de produção agrícola, com destaque para milho, algodão e soja. Destes, 90 mil são irrigados. Diante deste contexto, com crédito a juro baixo e subsidiado, a expectativa dos agricultores locais é de que o número de hectares irrigados dobre nos próximos anos.

O recurso será disponibilizado a partir da safra 2012/2013. A liberação do crédito está condicionada às disponibilidades orçamentárias do banco, à aprovação cadastral e o deferimento das propostas.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



29/05/2012 18:05


Artigos Relacionados


Linha de crédito disponibiliza R$ 146 milhões para digitalização de salas de cinema

Senado aprova projeto que abre linha de crédito para agricultores

Governo cria linha de crédito especial para agricultores afetados pela seca

Linha de crédito vai financiar agricultores familiares vítimas da chuva no Rio

Agricultores atingidos pela seca no Sul ganham linha de crédito

Agricultores do Sul afetados pela estiagem terão linha de crédito especial