Integração Nacional vistoria obras do Projeto São Francisco em Custódia (PE)



O Ministério da Integração Nacional vistoriou nesta sexta-feira (16) o andamento dos trabalhos em dois lotes do eixo leste do Projeto de Integração do São Francisco, na cidade de Custódia (PE).

O ministro, Fernando Bezerra Coelho, vistoriou o lote 10, que tem 52% de execução, e o lote 11, com 67% de avanço. Estes trechos devem ser concluídos em 2014. O lote 10, remobilizado em fevereiro, conta com 109 trabalhadores. Outros 689 operários estão em atividade no lote 11.

A expectativa é de que novas frentes de trabalho sejam criadas. "Em abril serão 700 trabalhadores e 200 equipamentos no lote 10", afirmou o ministro.  Hoje, 40 equipamentos, como caminhões e escavadeiras, estão em operação neste trecho.

Atualmente, o Projeto São Francisco emprega 3.500 pessoas. Com a remobilização das obras e o fim do período de chuvas este número deverá chegar a 6,5 mil.

As obras, fiscalizadas e supervisionadas pelo ministério, são executadas pelo Consórcio Construtor Emsa/Mendes Jr., no lote 10, e pelo Consórcio OAS/Galvão/Barbosa Mello/Coesa no lote 11.

A obra, com cerca de 700 km de extensão, é uma das maiores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é levar água para 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Mais de 12 milhões de brasileiros serão beneficiados, segundo a Integração Nacional.

Avanço nas obras

O Ministério da Integração Nacional prevê que todos os lotes em execução estarão em ritmo adequado até o final de abril. Com a conclusão da renegociação dos contratos com os consórcios construtores foi iniciada uma nova etapa.

Dos 16 lotes existentes, 11 estão em atividade. O lote 9, em Floresta (PE), deverá ser remobilizado até o final de março. Já o lote 5, em Jati (CE), está em processo de licitação. Outros três lotes, o 3, em Salgueiro (PE), o 4, em Verdejante (PE), e o 7, em São José de Piranhas (PB), terão os contratos rescindidos.

No começo de fevereiro a presidenta Dilma Rousseff visitou trechos do projeto e ressaltou a importância da obra. "O ministro Fernando Bezerra Coelho negociou contratos, reequilibrou esses contratos e agora nós temos uma clara perspectiva de fazer com que essa obra entre em regime de cruzeiro e não tenha nenhum problema de continuidade. Essa obra é estratégica para o País", disse a presidenta.

Fonte:
Ministério da Integração Nacional

 



16/03/2012 20:56


Artigos Relacionados


Integração Nacional vistoria obras do São Francisco

Recomeçam as obras do Rio São Francisco em Custódia (PE)

Integração Nacional pede apoio do TCU para monitorar obras do São Francisco

Integração Nacional assina último contrato para obras do São Francisco

Construtoras do Projeto de Integração do Rio São Francisco terão de reparar obras deterioradas

Integração Nacional e CGU realizam auditoria no lote 6 do Projeto São Francisco