Intolerância religiosa é tema de encontro em Salvador (BA)



Promover um debate sobre as realidade das comunidades religiosas de matriz africana de Salvador (BA) é a proposta do projeto Palmares.DOC no Terreiro, realizado pela Fundação Cultural Palmares (FCP), do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Representação Regional para Bahia e Sergipe.

A atividade acontece no próximo domingo (9), no Terreiro Ilê Axé Omeleji e faz parte da programação em homenagem aos 14 anos de feitoria do Babalorixá Erivaldo da Conceição de Ogum (Odú Iká).

Durante o evento, será exibido o documentário Povo de Santo, de Manoel Passos e Wilson Militão. Em seguida, acontece um debate sobre questões como intolerância religiosa, preconceito e direitos para comunidades religiosas afro-brasileiras. Para dar continuidade à proposta, a FCP planeja visitar outras comunidades tradicionais de terreiro ao longo de 2014.

De acordo com Fábio Santana, representante da Fundação Palmares no estado, o projeto surgiu da demanda dos povos de terreiro. “Era necessário um espaço que garantisse o diálogo entre a FCP e as comunidades de terreiro. O projeto vai proporcionar debates sobre intolerância religiosa, discriminação e como essas pessoas lidam com os preconceitos”, disse.

Ilê Axé Omeleji

Situado no bairro do Alto do Cabrito, em Salvador, o terreiro é uma instituição da cultura afro-brasileira que desenvolve ações culturais e educativas dentro da comunidade. Com o objetivo de homenagear o Babalorixá Erivaldo da Conceição de Ogum (Odú Iká) por seus 14 anos de feitoria, o terreiro organizou uma programação especial que terá início às 8h com um café da manhã.

Entre as demais atividades do domingo, estão programadas a performance do grupo Vozes do Engenho, almoço e roda de capoeira. A comemoração será encerrada com uma alvorada de fogos seguida de missa ecumênica.

Fonte:
Fundação Cultural Palmares 



05/02/2014 13:36


Artigos Relacionados


Debate na CDH identifica casos de intolerância religiosa

Mais de 70 mil participam de manifestação contra intolerância religiosa no RJ

Intolerância religiosa ainda é desafio à convivência democrática

Líderes de religiões de matriz africana comentam a intolerância religiosa

Vítimas de racismo e intolerância religiosa terão suporte em centros de denúncias

Representante do governo diz que plano de combate à intolerância religiosa está em estudo