Inventores da seringa autodescartável visitam presidente da Assembléia



Invenção gaúcha promete melhorar a qualidade de vida da população

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB) recebeu na tarde ontem (02/05), os inventores da seringa autodescartável, José Alfredo dos Santos, Juarez Santos Alves e Geraldo Krupp, que pediram apoio do Legislativo para divulgar esta inovação que poderá salvar vidas. A idéia prevê a utilização de todos os movimentos técnicos de uma aplicação de injeção normal, a novidade é que um dispositivo colocado dentro do material se autodescarta, impossibilitando a reutilização.

Um dos inventores da idéia, José Alfredo dos Santos, afirma que essa inovação não apenas diminuirá as estatísticas de perdas de vidas por contaminação através do compartilhamento de seringas, mas colocará um ponto final no problema. “Esta inovação possibilitará uma revolução em prol da saúde, pois nossa maior preocupação é evitar a reutilização das seringas”, observou.

Segundo Santos, as seringas comercializadas no mercado hoje, não são totalmente descartáveis, pois o indivíduo descarta se quiser. “O atual processo é opcional”, afirma. Com a inovação, os dispositivos serão produzidos conforme os padrões e medidas das seringas já existentes no mercado, não sendo necessária produção de novos modelos. Os inventores da nova seringa, estão à procura de investidores que possam comprar a idéia para produzir o dispositivo em escala industrial.

A Lei 9273,sancionada pelo presidente da República em 3 de maio de 1996, prevê, desde aquele ano, a obrigatoriedade da inclusão de dispositivo de segurança que impeça a reutilização de seringas descartáveis. A lei estabelecia um prazo três meses para a adequação do material pela indústria, mas até hoje este procedimento não foi cumprido.

O presidente Zambiasi elogiou a criatividade desses inventores que tiveram a sensibilidade de criar odispositivo, que poderá ser útil em hospitais, para uso doméstico e além disso poderá minimizar os efeitos negativos, no consumo de drogas injetáveis.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (051) 3286 1460 ou (051) 3331 0967.

05/03/2002


Artigos Relacionados


Representantes do Sicredi visitam a Assembléia

Alunos de São Martinho visitam Assembléia

Estudantes colombianos visitam Assembléia

Conselheiros da China visitam Assembléia

Vereadores de Itaqui e Bossoroca visitam Assembléia

Embaixador e cônsul da Espanha visitam Assembléia