Investimentos deverão ser superiores a 23% para economia continuar crescendo, diz BNDES



O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse na quinta-feira (2) que o País deve aumentar sua poupança e investir mais para manter a expansão da economia. Segundo ele, para que o País mantenha o crescimento com estabilidade, os investimentos terão de chegar a 23% do Produto Interno Bruto (PIB).

“A sustentação do crescimento da economia brasileira em condições de estabilidade demandará que nós todos poupemos mais e invistamos mais. É preciso que a nossa taxa agregada de investimentos suba dos 18%, do ano passado, para 23%, 24% ou mais, nos próximos anos”, disse a empresários no Congresso Brasileiro do Aço.

Segundo dados do BNDES, o setor siderúrgico deverá investir nos próximos quatro anos R$ 33 bilhões, 3,2% superior ao dos últimos quatro anos.

Coutinho comentou as exportações brasileiras e disse que para o País recuperar mercados estrangeiros perdidos após a crise econômica mundial, o Brasil deverá se concentrar em melhorar a eficiência e a competitividade de sua indústria. “A capacidade de recuperar parte do mercado da exportação global que perdemos após a crise dependerá, em boa medida, do nosso empenho em melhorar a eficiência e a competitividade da nossa indústria. E quando digo nosso empenho não falo apenas do setor privado, falo também do governo”.

O presidente afirmou ainda que o banco está dando suporte para que o governo faça licitações das concessões no setor de infraestrutura, como os aeroportos, o que deverá ocorrer até o final do ano.

 

Fonte:
Agência Brasil



03/06/2011 11:51


Artigos Relacionados


Qualificação de mão de obra é desafio para País continuar crescendo, diz Mantega

Ideli apresenta números para mostrar que economia está crescendo

Economia continuará crescendo em 2012, mostra relatório do Planejamento

Serviço Florestal Brasileiro diz que economia do setor ainda é pequena mas está crescendo

Plenário deve continuar análise de MP do Fundo Soberano e pode votar 100 bi para o BNDES

Mantega: Os Brics vão continuar a liderar a economia mundial