Ipea divulga estudo internacional sobre economia dos ecossistemas



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Conservação Internacional (CI-Brasil) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançaram nesta quarta-feira (23), às 13h, no auditório do Ipea, os resultados finais do estudo internacional A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (TEEB), realizado pelo Pnuma. 

O estudo busca a integração dos conhecimentos especializados do campo da ciência econômica e ecológica, desenvolvendo a comunidade científica, promovendo pesquisas sobre o tema e divulgando os resultados para diversos públicos – governo, empresas e cidadãos. A proposta do Relatório TEEB Internacional é medir as perdas do capital natural nos biomas mundiais e os benefícios recebidos pela preservação do ecossistema, como o retorno de investimentos anuais em áreas protegidas. 

Em novembro de 2010, durante a COP-10 em Nagoia – capital da província de Aichi no Japão, o relatório final do TEEB Internacional divulgou a perda anual de US$ 2 trilhões a US$ 4,5 trilhões no capital natural do mundo, resultante do desmatamento e da degradação do solo. Acredita-se que o manejo efetivo dos ecossistemas e da biodiversidade e a inclusão do capital natural na contabilidade governamental e empresarial podem começar a corrigir e reduzir os custos de perdas futuras. 

 

Fonte:
Ipea



23/03/2011 18:10


Artigos Relacionados


Ipea lança estudo sobre efeito do gasto social na economia

Ipea lança estudo sobre impacto da crise financeira global sobre economia russa

Ipea lança estudo sobre impacto da crise financeira global sobre economia russa

Ipea divulga estudo sobre desonerações tributárias

Ipea divulga estudo sobre vendas online no Brasil

Ipea apresenta estudo sobre efeitos da crise financeira internacional