Ipea e MRE assinam acordo para realização de estudos conjuntos
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vão promover estudos e pesquisas em parceria. Um acordo de cooperação técnica assinado na manhã desta terça-feira (15) garante a realização de estudos conjuntos, nas diversas áreas da política externa do Brasil que poderão compreender temas como negociações comerciais, a integração regional (Mercosul e Unasul), a cooperação internacional para o desenvolvimento, a aproximação com os países africanos e as negociações na Organização das Nações Unidas.
O acordo foi assinado pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e pelo diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do MRE, embaixador Norton Rapesta, na sede do instituto, em Brasília.
“O acordo consolida a parceria já existente entre o Ipea e o MRE e abre uma janela ainda maior de integração”, afirmou Pochmann.
O embaixador Norton Rapesta considera que a assinatura abre ao MRE a possibilidade de trabalhar com uma área do governo que pensa, analisa e projeta as ações na área de política externa e promoção comercial. “Vejo uma complementaridade muito grande do trabalho do Itamaraty e do Ipea. Vocês pensam, podem formular ações para que nós as executemos”, afirmou.
O primeiro plano de trabalho do acordo prevê a integração do Ipea à rede extranet do Ministério das Relações Exteriores para troca de mensagens e atendimento a consultas, entre outras vantagens, como a interação entre a rede BrazilTradeNet e o portal Ipea.
Fonte:
Ipea
16/03/2011 15:50
Artigos Relacionados
Itamaraty e Ipea assinam acordo para a realização de pesquisas
Cultura e Ipea assinam acordo para realizar estudos sobre economia criativa
Ipea e Senado firmam cooperação técnica para realização de estudos
Petrobras e TCU assinam acordo de cooperação para realização de capacitação
Ministério da Justiça e Ipea assinam acordo de cooperação técnica para pesquisa
Produtores brasileiros e americanos firmam acordo para trabalhos conjuntos