Ipea lança indicador do crescimento, emprego e estabilidade



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança, nesta quinta-feira (25), em São Paulo, o indicador Sensor Econômico. O novo indicador apresenta as expectativas do setor produtivo nacional, com destaque para o tripé: crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), geração de empregos formais e manutenção da estabilidade econômica. As previsões são feitas por entidades representativas do setor produtivo: associações, federações de indústria, de comércio ou da agropecuária; entidades representativas de trabalhadores; e institutos ou centros de estudos de caráter setorial.

 

Entre os itens avaliados, estão incluídas também as taxa de inflação (IPCA), taxa básica de juros (Selic), taxa de câmbio, investimento, emprego, exportações e importações.

A nova metodologia será apresentada pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea, João Sicsú. Segundo o Ipea, após uma série de 12 indicadores lançados mensalmente durante 2009, o Sensor Econômico passa a utilizar nova metodologia e periodicidade (bimestral).

 

Em bimestres seguidos, a pesquisa quase sempre repete solicitação de previsões relativas ao mesmo ano. Nestes casos, o respondente pode manter previsões feitas anteriormente, ou preferir modificá-las - levando em conta novas informações. Na divulgação dos resultados, a medida de tendência central escolhida é a mediana, de interpretação simples: é o número do meio, quando as respostas numéricas são colocadas em ordem.

 

Fonte:
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Portal Brasil

 



11/08/2010 21:15


Artigos Relacionados


Ipea lança segunda edição de indicador internacional

Ipea lança indicador sobre expectativas das famílias brasileiras na segunda (27)

Ipea lança nova edição do indicador de percepção social sobre segurança pública

Ipea lança novo indicador econômico e político-social nesta quinta-feira (19)

Ipea avalia nível de emprego e crescimento econômico do Brasil na 6ª edição do Conjuntura em Foco

CAS debate novo indicador social do Ipea