Ipea lança livro sobre posição do Brasil em relação à economia mundial
O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) lançou nesta quinta-feira (17), em São Paulo, o livro “Traçando Novos Rumos: o Brasil em um Mundo Multipolar”, que reúne 15 artigos, divididos em três partes: trajetórias do crescimento sustentável; tensões internas e coesão social; e autonomia da era da independência.
O livro, que levanta a discussão sobre o papel do Brasil como ator-chave no cenário mundial no século 21, foi elaborado pela Foresight, um projeto da Fundação Alfred Herrhausen Society, ligada ao Deutshe Bank (da Alemanha), em parceria com o Policy Network e o Ipea.
De acordo com o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, “a produção traz elementos refletindo esse novo estágio que o Brasil está vivendo em termos de presença na economia mundial. Nos dias de hoje, dois terços da expansão econômica do mundo está dependendo da situação dos países não desenvolvidos”.
Segundo Pochmann, o Bric, grupo formado pelos emergentes Brasil, Rússia, Índia e China, responde por 40% do crescimento da economia do mundo e há um grande interesse em entender o sucesso de países como o Brasil. “Estamos avançando para uma situação na qual a maior parte da produção não está localizada nos países desenvolvidos, e sim, nos ditos não desenvolvidos. Até esse conceito coloca-se novamente em xeque e abre uma perspectiva de novo ponto de vista da divisão internacional do trabalho, de como a produção se divide no mundo e quais são os motores de sua expansão para os próximos anos”.
Fonte:
Agência Brasil
17/03/2011 20:31
Artigos Relacionados
Ipea lança livro sobre desenvolvimento do Brasil
Ipea lança publicação sobre economia do Brics
Ipea lança livro sobre mudança climática durante COP 17
Ipea lança estudo sobre impacto da crise financeira global sobre economia russa
Ipea lança estudo sobre impacto da crise financeira global sobre economia russa
Ipea lança estudo sobre efeito do gasto social na economia