Ipea sedia seminário sobre Cadeias Globais no Rio de Janeiro



O Ipea vai sediar, no Rio de Janeiro, o seminário Cadeias Globais de Valor e Agenda Comercial no século XXI, nos dias 5 e 6 de fevereiro. O evento é promovido pela Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) e contará com a participação de representantes de diferentes países.

No primeiro dia do evento, três painéis vão discutir a inserção dos países em desenvolvimento nas Cadeias Globais de Valor (CGV), suas experiências internacionais e a agenda comercial.

Após uma breve fala de abertura, do diretor da Dinte, Renato Baumann, e do representante do Center of Concern (COC), Aldo Caliari, o primeiro painel iniciará sob o tema: Cadeias Globais de Valor: experiências internacionais.

Além de Baumann, que será o mediador, também vão compor a mesa Nano Mulder (Comisión Econômica para America Latina y Caribe), Jorge Arbache (IBGE) e José Tavares (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento). 

O painel discutirá como a fragmentação da produção nas cadeias de valor afeta a economia das nações, se existem segmentos das cadeias que exercem influência na organização global e quais os links observados entre as CGV e as demandas internacionais de emprego e qualidade de vida. 

A segunda mesa terá como proposta discutir a inserção dos países em desenvolvimento nas CGV. Para isso, o painel pretende responder às perguntas:

  • O que sabemos e o que precisamos descobrir sobre o impacto da fragmentação da produção das cadeias de valor na industrialização dos países em desenvolvimento?
  • Essa fragmentação tem influenciado nas taxas de emprego e na qualidade de vida nesses países?
  • Como eles podem responder de maneira estratégica a essa fragmentação? 

Na mesa, estarão Marcelo Nonnenberg (Ipea), Sandra Rios (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento) e Lia Valls (FGV/UERJ). Aldo Caliari será o mediador.

No último painel do dia, o tema Cadeias Globais de valor e agenda de política comercial será debatido por Juan Blyde (Inter-American Development Bank), Pedro Veiga (Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento) e Renato Flores (FGV). A mediação da mesa ficará sob a responsabilidade de Ivan Oliveira (Ipea).

O objetivo será discutir como as CGV impactam o comércio internacional dos países em desenvolvimento em uma escala global e regional e quais políticas poderiam ser adotadas por esses países para enfrentar os desafios de crescimento na lógica das cadeias de valor.

No dia 06 de fevereiro, uma mesa-redonda vai reunir todos os participantes para sintetizar os resultados e conclusões dos painéis do dia anterior e pensar em soluções e melhorias futuras para os temas abordados. 

Serviço

Seminário Cadeias Globais de Valor e Agenda Comercial no Século XXI
Dias: 05/02, das 9h às 18h; e 06/02, das 9h às 13h
Local: Ipea, na Av. Presidente Antonio Carlos, 5, auditório do 10º andar, Centro, no Rio de Janeiro

Fonte:
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada



03/02/2014 17:50


Artigos Relacionados


Rio de Janeiro sedia seminário sobre liberdades individuais

Integração às cadeias globais favorece industrialização

Brasília sedia seminário de bioética do Ipea

Revista do Ipea comemora 40 anos com seminário no Rio de Janeiro

Agricultura: Governo do Estado realiza seminário sobre as relações comerciais entre cadeias produtiv

Agricultura: Governo do Estado realiza seminário sobre as relações comerciais entre cadeias produtiv