Ipem encerra Operação Bomba de Combustível no Vale do Paraíba



O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania concluiu nesta quinta feira, 31, mais uma etapa da Operação Bomba de Combustível no Vale do Paraíba. Iniciada no dia 21 de janeiro, a ação de fiscalização aconteceu nos municípios de Taubaté, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Santa Branca, Jacareí e Caçapava.

No total foram verificadas 669 bombas de combustível sendo aplicados 24 autos de infração contra estabelecimentos que prejudicavam o consumidor na quantidade de combustíveis líquidos fornecidos.

O Secretário Adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Izaias José de Santana acompanhou o encerramento dos trabalhos em Jacareí. Ele explicou que a verificação de instrumentos de pesar e medir faz parte da rotina de trabalho do Ipem-SP. Contudo, essas operações especiais, ocorrem por determinação expressa do governador José Serra e devem ser intensificadas em todo o Estado. 

Tudo para promover a segurança e confiabilidade às relações de consumo. Esse tipo de ação também serve para premiar os bons comerciantes e ser implacável contra aqueles que desrespeitam a legislação.

O chefe de gabinete do Ipem, Oswaldo Alves Ferreira Junior considerou a ação nos últimos quinze dias muito proveitosa. Nessas ações de fiscalização é possível flagrar aqueles estabelecimentos que prejudicam ao consumidor. Por outro lado, é possível constatar também que a ação histórica do Ipem-SP vem surtindo efeitos benéficos para os consumidores, reduzindo sensivelmente as irregularidades. A vigilância, contudo, é imprescindível, uma vez que sempre existem aqueles comerciantes recalcitrantes que precisam ser punidos para proteger os cidadãos em suas relações de consumo.

 Nesta semana a fiscali- zação esteve concentrada em Jacareí, Caçapava e Santa Branca. Os trabalhos começaram na segunda feira, 28 de janeiro. No total foram feitas verificações em 336 bombas de com- bustível sendo aplicados dez autos de infração, a maior parte em Jacareí.

Operação Bomba no Vale do Paraíba

Os trabalhos começaram na semana passada, quando foram feitas fiscalizações em outras três cidades: São José dos Campos, Taubaté e Pindamonhangaba. A Operação foi realizada entre os dias 21 e 24 de janeiro. Na oportunidade foram feitas verificações em 333 bombas, sendo que catorze delas foram autuadas por irregularidades contra o consumidor.

As maiores irregularidades encontradas foram encontradas nos seguintes estabelecimentos: Sávio e Valentini Sávio Ltda. em Pindamonhangaba, que em uma de suas bombas fornecia menos 560 ml em cada 20L de abastecimento. A segunda maior irregularidade aconteceu em São José dos Campos. O Auto Posto Nova Era Ltda. fornecia em uma de suas bombas menos 480 ml de combustível em cada 20L de abastecimento. A terceira maior irregularidade ocorreu em Pindamonhangaba, no Auto Posto Rei dos Cromados Ltda., que fornecia menos 320 ml em cada abastecimento.

O Ipem-SP atende as dúvidas, sugestões ou reclamações pelo telefone da ouvidoria: 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou através do e-mail [email protected].

Do Ipem

(C.M.)

 



01/31/2008


Artigos Relacionados


Ipem fiscalizará postos de combustível no Vale do Paraíba

Operação “De olho na bomba” fecha posto de combustível na zona sul

Operação “De olho na bomba” fecha postos de combustível na região de Santo Amaro

Operação do Ipem fiscaliza mais de mil bombas de combustível

Ipem-SP intensifica fiscalização no Vale do Paraíba

Fazenda: Balanço da "Operação Escudo" realizada no Vale do Paraíba