Ipem-SP fiscaliza produtos com marca própria de supermercados



8,04% dos 286 lotes fiscalizados foram reprovados

Instituto  de  Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado  à  Secretaria  Estadual da  Justiça e da Defesa da Cidadania, verificou entre  os  dias  25  de  setembro  a 1º de outubro, 286 lotes de produtos pré-medidos  com  marca  própria  de supermercados. Foram avaliados desde adoçante  natural,  álcool,  azeite, café, balas, biscoito, macarrão, até produtos de higiene pessoal, de limpeza e cosméticos, entre outros.

No  total,  23  lotes  apresentaram  erros quantitativos (8,04%). A maior irregularidade   desta   operação  foi  encontrada  pelo  laboratório  de pré-medidos  de  Presidente  Prudente.  A mostarda “Cocipa” acondicionada pela  Cooperativa  de  Consumo  de Inúbia Paulista, estava em média 5,5 g (-2,75%) abaixo do conteúdo nominal de 200 g declarado na embalagem.

O  segundo  lugar na lista de irregularidades veio das análises efetuadas pelo  laboratório de São José do Rio Preto: o agrin branco (fermentado de álcool  com  vinho)  “Compre  Bem”, acondicionado pela Cia. Brasileira de Distribuição, apresentava em média 10,4 ml a menos (-1,39%) do que os 750 ml declarados na embalagem.Em terceiro lugar, verificado pelo laboratório de Ribeirão Preto, ficou o Detergente   líquido   limão   “Clean  Line”,  acondicionado  pela  Makro Atacadista  S/A,  de 500 ml, cujas amostras analisadas estavam em média 4 ml (-0,8 %) abaixo do declarado.

O  quarto e o quinto lugar couberam respectivamente ao agrin branco “mais por  menos”,  acondicionado pelo Wal Mart Brasil Ltda., verificado em São José  do  Rio Preto, falta em média de -4,3 ml (0,57%) em 750 ml; seguido pelo  Leite  UHT  semidesnatado  “Carrefour”,  examinado  em São José dos Campos, com -5,10 ml (0,51%) em um litro.

Na  capital  paulista,  dos  108 lotes de produtos analisados apenas sete apresentaram erros quantitativos (6,48%). Essas irregularidades foram, no entanto,  em  apenas  algumas  embalagens  individuais,  que,  apesar  de constituírem  reprovações  e  as empresas serem autuadas, não representam erros expressivos contra o consumidor.

Saiba mais

Produtos com marca própria são aqueles com o nome da rede de supermercado ou  da loja onde são vendidos. Os lotes, cada um de cinco a 80 embalagens de  produtos,  foram coletados no decorrer do mês de setembro em diversos supermercados e analisados nos sete laboratórios do Estado: em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

A  fiscalização do Ipem-SP utiliza regulamentos técnicos para verificar a correspondência  entre  a  quantidade  declarada  e  quantidade  real dos produtos. O  acesso  da  imprensa  é  permitido  e  os  fabricantes  ou responsáveis   são   previamente   convidados   a  presenciar  os  exames metrológicos nos laboratórios do Ipem-SP.

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 - 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail [email protected]No  site  www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica   e   da   qualidade   vigentes   no  país,  estatísticas  de fiscalização,  orientações  ao  cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Do Ipem-SP

(I.P.)

 



10/03/2007


Artigos Relacionados


Ipem fiscaliza produtos de supermercados com marca própria

Ipem-SP fiscaliza produtos natalinos

Ipem-SP fiscaliza produtos hospitalares no interior

Ipem fiscaliza produtos pré-medidos no centro de SP

Ipem fiscaliza quantidade em produtos natalinos

Ipem fiscaliza produtos de material hospitalar