Ipem-SP fiscaliza produtos com marca própria de supermercados
8,04% dos 286 lotes fiscalizados foram reprovados
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, verificou entre os dias 25 de setembro a 1º de outubro, 286 lotes de produtos pré-medidos com marca própria de supermercados. Foram avaliados desde adoçante natural, álcool, azeite, café, balas, biscoito, macarrão, até produtos de higiene pessoal, de limpeza e cosméticos, entre outros.
No total, 23 lotes apresentaram erros quantitativos (8,04%). A maior irregularidade desta operação foi encontrada pelo laboratório de pré-medidos de Presidente Prudente. A mostarda “Cocipa” acondicionada pela Cooperativa de Consumo de Inúbia Paulista, estava em média 5,5 g (-2,75%) abaixo do conteúdo nominal de 200 g declarado na embalagem.
O segundo lugar na lista de irregularidades veio das análises efetuadas pelo laboratório de São José do Rio Preto: o agrin branco (fermentado de álcool com vinho) “Compre Bem”, acondicionado pela Cia. Brasileira de Distribuição, apresentava em média 10,4 ml a menos (-1,39%) do que os 750 ml declarados na embalagem.Em terceiro lugar, verificado pelo laboratório de Ribeirão Preto, ficou o Detergente líquido limão “Clean Line”, acondicionado pela Makro Atacadista S/A, de 500 ml, cujas amostras analisadas estavam em média 4 ml (-0,8 %) abaixo do declarado.
O quarto e o quinto lugar couberam respectivamente ao agrin branco “mais por menos”, acondicionado pelo Wal Mart Brasil Ltda., verificado em São José do Rio Preto, falta em média de -4,3 ml (0,57%) em 750 ml; seguido pelo Leite UHT semidesnatado “Carrefour”, examinado em São José dos Campos, com -5,10 ml (0,51%) em um litro.
Na capital paulista, dos 108 lotes de produtos analisados apenas sete apresentaram erros quantitativos (6,48%). Essas irregularidades foram, no entanto, em apenas algumas embalagens individuais, que, apesar de constituírem reprovações e as empresas serem autuadas, não representam erros expressivos contra o consumidor.
Saiba mais
Produtos com marca própria são aqueles com o nome da rede de supermercado ou da loja onde são vendidos. Os lotes, cada um de cinco a 80 embalagens de produtos, foram coletados no decorrer do mês de setembro em diversos supermercados e analisados nos sete laboratórios do Estado: em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.
A fiscalização do Ipem-SP utiliza regulamentos técnicos para verificar a correspondência entre a quantidade declarada e quantidade real dos produtos. O acesso da imprensa é permitido e os fabricantes ou responsáveis são previamente convidados a presenciar os exames metrológicos nos laboratórios do Ipem-SP.
Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 - 0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou via e-mail [email protected]No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.
Do Ipem-SP
(I.P.)
10/03/2007
Artigos Relacionados
Ipem fiscaliza produtos de supermercados com marca própria
Ipem-SP fiscaliza produtos natalinos
Ipem-SP fiscaliza produtos hospitalares no interior
Ipem fiscaliza produtos pré-medidos no centro de SP
Ipem fiscaliza quantidade em produtos natalinos
Ipem fiscaliza produtos de material hospitalar