Ipem-SP reprova 777 produtos para bebês



Operação Segurança do Bebê foi realizada na quinta-feira, 29, na capital e no interior

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) reprovou 777 produtos para bebês em 26 estabelecimentos durante a Operação Segurança do Bebê, realizada quinta-feira, 29. A ação ocorreu na capital e interior, nas cidades de Bauru, Campinas, Cubatão, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Suzano e Salto.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Entre os produtos irregulares, 691 objetos - a maioria brinquedos sem o selo do Inmetro ou com uso indevido da marca - foram apreendidos pelas equipes de fiscalização e serão inutilizados. Outros 86 produtos - todos têxteis - deverão ser regularizados junto ao fabricante.

Dos 97 estabelecimentos fiscalizados, 26,8% foram reprovados. Os fiscais examinaram a presença do selo do Inmetro - que é obrigatório - em brinquedos, chupetas, mamadeiras, berços infantis e cadeirinhas para automóvel (dispositivos de retenção). Também foram fiscalizados produtos têxteis (roupinhas, babadores, etc), que precisam trazer etiqueta com as seguintes informações: razão social ou marca, identificação fiscal, país de origem, composição têxtil, instruções de conservação do produto e tamanho.

O valor da multa para os comerciantes que vendem produtos irregulares vai de R$ 800 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência. As empresas autuadas pelo instituto têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas.

Do Portal do Governo do Estado



08/30/2013


Artigos Relacionados


Ipem-SP reprova 32 produtos juninos

Ipem reprova 27 lotes de produtos hospitalares

Dia das Mães: Ipem reprova 12% dos produtos de beleza

Ipem reprova produtos da Cesta Básica

Ipem-SP reprova 19% dos lotes de produtos em "Operação Páscoa"

Ipem-SP fiscaliza 53 lotes de produtos hospitalares e reprova 41,51%