Iphan abre inscrição para edição 2011 de prêmio de valorização do patrimônio cultural brasileiro



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu inscrições para a 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que em 2011 faz parte das comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente e homenageia os 100 anos de nascimento do artista plástico Caribé. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho nas Superintendências do Iphan em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Cada ação só poderá ser inscrita em um das sete categorias previstas no edital: Promoção e Comunicação; Educação patrimonial; Pesquisa e inventário de acervos; Preservação de bens Móveis; Preservação de bens Imóveis; Proteção do patrimônio natural e arqueológico; e Salvaguarda de bens de natureza imaterial.

Os candidatos podem ser pessoas físicas ou jurídicas e deverão apresentar um dossiê ilustrado para caracterizar a atividade sugerida. Comissões presididas pelas Superintendências do Iphan em cada estado farão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus locais de atuação. Em seguida, as ações pré-selecionadas serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação. Os resultados serão anunciados em outubro. Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféu e R$ 20 mil.

O edital completo do plano está disponível no site do Iphan. Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento - DAF / Coordenação-Geral de Difusão e Projetos, em Brasília, SBN Quadra 02, Edifício Central Brasília, 2º andar - Cep: 70040-904, pelos telefones (61) 2024.6199, 2024.6245 e 2024.6176, fax: (61) 2024.6148, ou e-mail.

 

Rodrigo Melo Franco de Andrade

O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação em 1937, até 1968. O prêmio em sua homenagem foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.


Fonte:
Iphan

 

28/04/2011 16:52


Artigos Relacionados


Iphan entrega prêmio para 7 ações que valorizam patrimônio cultural

Aberta inscrição para prêmio de incentivo ao patrimônio cultural

Iphan abre seleção de projetos sobre preservação do Patrimônio Cultural

Ações de valorização do patrimônio cultural recebem prêmio nesta quarta

Iphan vai lançar edital para mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

Conselho do Patrimônio Cultural avalia 5 bens brasileiros que esperam tombamento pelo Iphan