Iphan realiza encontro sobre declarações retrospectivas de bens do Patrimônio Mundial



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza até quinta-feira (27), em Brasília, o encontro de apresentação das Declarações Retrospectivas dos Bens Culturais Brasileiros do Patrimônio Mundial. O evento dá seqüência às atividades relacionadas ao tema realizadas de 7 e 10 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, durante a reunião do II Ciclo do Informe Periódico para América do Sul.

A Declaração de Valor Universal Excepcional é o documento oficial adotado desde 2007 pelo Comitê do Patrimônio Mundial. Esta declaração justifica as razões pelas quais um bem admitido na Lista do Patrimônio Mundial é considerado de valor universal excepcional, como satisfaz os critérios pertinentes, as condições de integridade e autenticidade e como satisfaz os requisitos de proteção e gestão para manter esses valores a longo prazo.

Para muitos bens inscritos antes de 2005, não há uma Declaração de Valor Universal Excepcional, nem justificativa dos critérios que levaram a sua inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, lacuna esta suprida pela elaboração da Declaração Retrospectiva do bem.

O encontro visa concluir o trabalho de elaboração das Declarações Retrospectivas para os bens culturais brasileiros e compartilhar os resultados entre os gestores dos sítios; a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), órgão assessor do Comitê do Patrimônio Mundial para esta finalidade.

 

Fonte:
Iphan



24/02/2011 19:26


Artigos Relacionados


Iphan realiza evento sobre patrimônio imaterial em Sergipe

Conselho do Patrimônio Cultural avalia 5 bens brasileiros que esperam tombamento pelo Iphan

Brasil tem 18 bens na lista do Patrimônio Mundial

Iphan realiza II Encontro de Mestres de Samba de Roda na Bahia

Iphan abre seleção de projetos sobre preservação do Patrimônio Cultural

Iphan realiza pesquisas sobre línguas faladas no Brasil