Iphan tomba provisoriamente encontro das águas dos rios Negro e Solimões



O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou, provisoriamente, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, no Amazonas. O edital, publicado no Diário Oficial da União (DOU) da segunda-feira (11), abriu prazo de 15 dias para que proprietários e empreendedores na área se pronunciem. Depois desse período, o Conselho Consultivo do Iphan se pronunciará pelo tombamento definitivo.

A área a ser tombada tem 30 km². A medida foi tomada para suspender o licenciamento ambiental que permite a construção do cais flutuante Porto das Lajes, que fica na área de abrangência do encontro dos rios. A obra é questionada por ambientalistas e pela comunidade do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste de Manaus.

O encontro das águas é uma atração turística da região. O fenômeno natural faz com que o Rio Negro, de águas escuras, encontre o Solimões, de águas barrentas (mais claras) e, por vários quilômetros, corram lado a lado sem se misturar.

A próxima reunião do conselho está prevista para o começo de novembro, mas o tombamento pode não estar na pauta. A decisão final, então, pode ficar para o ano que vem.

 

Fonte:
Agência Brasil



13/10/2010 12:01


Artigos Relacionados


Conheça os rios de SP na exposição “O tempo e as águas”

Conheça os rios de SP na exposição “O tempo e as águas”

Exposição “O tempo e as águas” destaca rios de SP

Petrobras faz parceria para exploração em águas profundas do Mar Negro

Agência de Águas demonstra técnicas de monitoramento de rios na Semana de C&T

ANTONIO CARLOS DEFENDE PLANO PARA APROVEITAMENTO DAS ÁGUAS DOS RIOS DO NE