IPT inaugura equipamentos de ponta



Dentre as novidades que fomentarão a pesquisa e a inovação estão um simulador solar e um núcleo de bionanomanufatura

00:00 / 00:00

Durante posse do novo presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), nessa segunda, 27, o governador Geraldo Alckmin participou também da inauguração de um simulador solar no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O equipamento recebeu um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões, sendo 90% do governo estadual e o restante do CNPq e FINEP. O simulador será essencial para determinar a eficiência energética de painéis coletores, além de realizar ensaios em sistemas fotovoltaicos para geração de energia e outras análises de equipamentos submetidos à influência do Sol.

LEIA TAMBÉM:
Instituto de Pesquisa e Tecnologia tem novo presidente

Também foram inaugurados hoje um novo forno de solidificação direcional de silício, importante no desenvolvimento do projeto que investiga rotas alternativas para a produção de silício grau solar (SiGS), matéria-prima na fabricação de coletores solares fotovoltaicos destinados à geração de energia elétrica.

Outra novidade é o novo núcleo de bionanomanufatura, que recebeu investimento de R$ 46 milhões. O prédio, de oito mil metros quadrados, será usado para o estudo de biotecnologia.

O governador também destacou o esforço do Estado na questão da energia renovável. "O mundo tem 13% de energia renovável na sua matriz energética, o Brasil tem 45%, São Paulo 55% e nossa meta para 2020 é alcançar 69%", finalizou.

Do Portal do Governo do Estado



08/27/2012


Artigos Relacionados


Unidades de internação pediátrica e feminina do HC contam com equipamentos de ponta

Modernização da Polícia paulista se consolida com treinamento, equipamentos e tecnologia de ponta

Novo laboratório da Rede Lucy Montoro dispõe de 13 equipamentos de ponta para reabilitação de deficientes

Observatório Nacional inaugura laboratório de ponta para investigar recursos naturais

Dilma inaugura fábrica de equipamentos elétricos em MG

Projetos de irrigação terão tecnologia de ponta