Jader envia carta a FHC protestando contra racionamento de 20% no Pará



O presidente do Senado, Jader Barbalho, representante do estado do Pará, enviou nesta quarta-feira (dia 6) carta ao presidente Fernando Henrique Cardoso protestando contra a inclusão do seu estado no programa de racionamento de energia elétrica, onde a economia também terá de chegar a 20%. Ele considera a inclusão injusta, lembrando que o Pará é um dos cinco maiores produtores de energia do país, consumindo apenas um terço da produção da hidrelétrica de Tucuruí.

O senador Jader Barbalho estranha o tratamento diferenciado do governo para realidades idênticas de estados exportadores de energia. A região Sul terá de racionar apenas 7%, enquanto o Norte ficará obrigado a racionar os 20%. "O justo seria permanecermos excluídos de tais restrições."

Na carta, o senador reclama a implantação da segunda linha de transmissão de energia de Tucuruí e a construção de eclusas na barragem, para permitir que a navegação pelo Rio Tocantins não seja interrompida pela usina. Atualmente, um terço da energia de Tucuruí é transmitido para o Nordeste, enquanto outro terço é usado pela Companhia Vale do Rio Doce. Jader Barbalho observa ainda que o governo deveria iniciar a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu, também no Pará.

Jader Barbalho disse acreditar que Fernando Henrique levará em consideração os argumentos apresentados e reavaliará a decisão de incluir a região Norte no racionamento. "Não é justo que, além de exportadores de energia, além de estarmos colaborando com o Brasil há muito tempo, tenhamos neste momento um tratamento de penalização", afirmou.

06/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


INSS envia carta para segurados que já podem se aposentar em junho

INSS envia carta para beneficiários que podem se aposentar em agosto

INSS envia carta para quem pode se aposentar em julho

INSS envia carta para quem pode requerer benefício em dezembro

INSS envia carta para quem pode se aposentar por idade em abril

INSS envia carta para quem pode se aposentar por idade em fevereiro