Jayme Campos anuncia projeto para prevenir a obesidade infantil



O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou nesta quarta-feira (18), em Plenário, que apresentou projeto de lei tornando obrigatória a advertência sobre os riscos da obesidade infantil nos rótulos de refrigerantes. As embalagens também deverão informar, de forma legível, a quantidade de calorias que a ingestão de cada unidade representa (PLS 196/07).

Na avaliação do senador, a obesidade infantil representa atualmente um dos maiores problemas de saúde pública no país, o que poderá comprometer o futuro de crianças e adolescentes.

- Ironicamente, uma nação com números constrangedores de subnutrição, como o Brasil, apresenta também índices alarmantes de obesidade infantil - disse.

Em seu discurso, Jayme Campos citou dados da Sociedade Latino-Americana das Associações de Obesidade, segundo a qual o Brasil registrou um aumento de 239% nos casos de obesidade infantil nas duas últimas décadas. O estudo aponta que atualmente um terço das crianças brasileiras apresenta sobrepeso, sendo que 60% delas poderão ficar obesas nos próximos três anos.

- O número de jovens nesta situação no Brasil aumentou três vezes mais que nos Estados Unidos nos últimos 20 anos. Isso tem acarretado um elevado custo para o sistema nacional de saúde, pois a obesidade mórbida repercute em várias patologias sobre este público - disse.

Em 20 anos, de acordo com Jayme Campos, o consumo de refrigerantes cresceu 400% no Brasil, o que significaria a ingestão média anual de 66 litros da bebida, ou o equivalente a seis quilos de açúcar por pessoa, de acordo com cálculos de autoridades da área de saúde citados pelo senador.

- Um excesso diário de apenas 120 calorias, ou seja, um copo desta bebida, seria capaz de produzir um acréscimo de peso de mais de 50 quilos em dez anos. Com isso, doenças características de adultos começaram a acometer crianças. Hoje é comum meninos e meninas apresentarem quadro de diabetes, hipertensão, apnéia do sono, inchaço no coração, alteração de hormônios, gordura no fígado, transtornos mentais e tantos outros - concluiu.



18/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos anuncia projeto com medidas de combate à obesidade

Jayme Campos anuncia emendas a projeto que altera regras para criação de municípios

Jayme Campos anuncia projeto para ajudar família de presidiário a montar pequeno negócio

Jayme Campos anuncia aprovação de projeto de federalização de estradas do Mato Grosso

Jayme Campos anuncia apoio do DEM a Wilson Campos em Cuiabá

Jayme Campos anuncia recursos para hospital universitário de Cuiabá