Jayme Campos pede retomada das obras na BR-364



O senador Jayme Campos (DEM-MT) subiu à tribuna nesta quinta-feira (13) para defender a retomada das obras de duplicação da BR-364, no trecho entre os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Diamantino. Ele afirmou que, nesse trecho, a estrada é conhecida como "Rodovia da Morte" e, por isso, a duplicação contribuiria para a segurança das pessoas que nela transitam.

- Além disso, 15% da receita do setor agrário brasileiro trafega pela BR-364 e pela BR-163, no trecho entre Rondonópolis e Posto Gil [em Diamantino] - ressaltou o parlamentar, acrescentando que, "dessa forma, uma parcela importante da riqueza do país roda tendo a morte como companheira de viagem".

Segundo Jayme Campos, 72% dos acidentes registrados nas rodovias federais de Mato Grosso ocorrem no percurso em que a BR-364 e a BR-163 "correm sobre o mesmo leito". Ele ressaltou que as obras nesse trecho estão paralisadas porque aguardam a licença ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O senador informou que, no início desta semana, a bancada federal de Mato Grosso se reuniu com o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, para solicitar rapidez na liberação da licença. Ele disse que embora a direção do Ibama tenha mudado sua postura, "empenhando-se para dar agilidade aos processos, as respostas ainda não são as desejadas".

- O Ibama estima para os próximos 60 dias a conclusão do documento para a liberação da licença - informou.

Ao reiterar a questão da segurança, Jayme Campos disse que, entre o início do ano e o dia 22 de junho passado morreram nas rodovias federais de Mato Grosso 109 pessoas, número superior às 100 vítimas fatais registradas no primeiro semestre de 2008. Ele também declarou que, nesses mesmos períodos, aumentaram o número de acidentes: de 1.456 para 1.545.

- E, no segundo semestre, fase que coincide com o escoamento da safra de grãos, aumenta o tráfego de caminhões. A expectativa é que essas estatísticas piorem até o final do ano - alertou.



13/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos defende aceleração da retomada das obras da Ferronorte

Jayme Campos aponta falhas em obras para a Copa e pede fiscalização

Jayme Campos pede apoio do governo a empresas prejudicadas pelas obras da Copa

Jayme Campos reclama de obras do PAC

Alckmin autoriza retomada de obras da Santa Casa de São José dos Campos

Alckmin autoriza retomada de obras da Santa Casa de São José dos Campos