Jayme Campos registra aniversário de 145 anos de Várzea Grande



Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o senador Jayme Campos (DEM-MT) saudou o município de Várzea Grande pelos seus 145 anos. Ele lembrou que a cidade nasceu da determinação heróica que implantou, na margem direita do Rio Cuiabá, um acampamento militar durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).

- O fundador da cidade, general Couto Magalhães, plantou na terra dos índios guarás uma semente de comunidade fértil e dinâmica, que nesses 145 anos deixou de ser um povoado apêndice da capital do Mato Grosso, para se transformar em uma sociedade rica em sua cultura e vibrante no seu desenvolvimento – disse o senador.

Embora tenha destacado as qualidades do povo de Várzea Grande, que conta atualmente com mais de 250 mil habitantes e a terceira maior arrecadação de tributos do Mato Grosso, Jayme Campos lamentou que a cidade, que em 2009 era um dos 160 municípios com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, seja hoje refém da violência e de poucos investimentos em saúde.

A explosão populacional havida nos últimos anos em Mato Grosso pouco contribuiu para a melhoria das condições de vida local, comprometidas por índices de criminalidade que assumem proporções insustentáveis, afirmou Jayme Campos.

O senador disse ainda que o município de Várzea Grande há sete anos vive uma crise política sem precedentes, que culminou na troca sucessiva de prefeitos em curto período de tempo. Esse desacerto institucional, segundo ele, acabou repercutindo na gestão da cidade, sobretudo nas áreas de saúde, educação e estrutura urbana, “que vivem próximas ao caos”.



15/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos comemora aniversário de Várzea Grande

Jayme Campos homenageia Várzea Grande

Jayme Campos homenageia cidade de Várzea Grande (MT)

Jayme Campos comemora sinal verde para curso de Medicina em Várzea Grande

Jayme Campos celebra aniversário da Empaer

Jayme Campos saúda primeiro aniversário de recriação da Sudeco