Jefferson denuncia desmatamento e cobra projeto para Amazônia



Citando dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o aumento do desmatamento na Amazônia divulgados pela imprensa, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) cobrou do governo um projeto de desenvolvimento para a Amazônia. -O que ameaça a Amazônia não é a cobiça internacional, mas a cupidez nacional-, afirmou.

De acordo com os dados citados pelo senador, a área desmatada da Amazônia era de 17.800 quilômetros quadrados em 1989 e chegou a 25.500 quilômetros quadrados em 2002, uma área superior à do estado de Sergipe. O recorde de desmatamento foi alcançado em 1995, totalizando 29 mil quilômetros quadrados.

- Nesse ritmo, dentro de algumas décadas, estados já afetados como Rondônia, Pará e Roraima perderão aquilo que a Constituição garante ser patrimônio nacional. Não podemos permitir que a Amazônia continue sendo desmatada por ação dos assentamentos do Incra, de pecuaristas e de madeireiros - frisou.

Jefferson Péres disse que está preocupado com declaração recente do presidente da República, segundo a qual o desenvolvimento da Amazônia estaria sendo impedido em nome da preservação.

O senador lamentou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tenha poucos meios para impedir a ação de quem pensa como o presidente.



02/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson considera "inaceitável" aumento do desmatamento na Amazônia

Incra contesta denúncia de desmatamento na Amazônia

Jefferson Praia aponta ligação do trabalho escravo com o desmatamento na Amazônia

Valdir Raupp defende projeto que estabelece moratória de dez anos para desmatamento na Amazônia

Raupp anuncia projeto de desmatamento zero na Amazônia

Subcomissão da Amazônia analisa convite a Marina Silva para debater desmatamento da Amazônia