Jefferson Praia celebra o Dia Internacional do Trabalho



Ao celebrar o Dia Internacional do Trabalho, que se comemora em 1.º de maio, o senador Jefferson Praia (PDT-AM) lembrou que a economia brasileira ainda atravessa um momento de muita apreensão, em função da crise econômico-financeira internacional . A seu ver, no entanto, não se deve reduzir as comemorações a um canto de lamentação. O senador considerou apropriado destinar ao trabalhador uma palavra de esperança, convicto de que as medidas adotadas pelo governo brasileiro para sanear a crise têm, progressivamente, atendido às demandas de incentivo à recuperação da produção e do emprego.

Jefferson Praia citou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para afirmar que março foi "o mês da virada". De acordo com informações divulgadas pelo ministro, naquele mês foram criados 34 mil empregos formais. Isso, contudo, não foi suficiente para impedir que o saldo do primeiro trimestre, entre demissões e contratações, ficasse negativo em 57.571 postos de trabalho. Há um movimento de geração de empregos, gerado pela construção civil, a partir dos incentivos governamentais. O ministro, disse o senador, acredita que o mês de abril deverá apresentar resultados mais positivos que os de março, já influenciados por alguma recuperação da indústria.

- Conclui-se que as empresas começam a se ajustar a uma nova realidade, na qual o crescimento da economia retoma a aceleração anterior, ainda que num ritmo mais lento do que o observado até 2008 - afirmou Jefferson Praia.

O senador destacou as conquistas legadas pelo presidente Getúlio Vargas, que se constituíram em um arcabouço bastante progressista em relação à legislação trabalhista brasileira vigente até então. Jefferson Praia ressaltou que uma das heranças varguistas de maior impacto consiste exatamente na confecção da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

- Saudemos a herança varguista, à qual muitos direitos trabalhistas atuais devem tão grata paternidade - disse Jefferson Praia.



30/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia comenta desempenho brasileiro em avaliação internacional de alunos

Jefferson Praia comemora 80 anos do Ministério do Trabalho

Jefferson Praia elogia trabalho sobre preservação da Floresta Amazônica

Jefferson Praia aponta ligação do trabalho escravo com o desmatamento na Amazônia

Jefferson Praia registra reivindicações de servidores do Ministério do Trabalho que estão em greve

Jefferson Praia sugere criação de grupo de trabalho para discutir problemas da Amazônia