Jefferson Praia defende produtores agrícolas da Amazônia



O senador Jefferson Praia (PDT-AM) defendeu, em discurso nesta quinta-feira (15), produtores, moradores e famílias rurais da Amazônia, que visitou no final de semana nas comunidades do Distrito Agropecuário da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O senador leu documento elaborado pelos produtores, em que apontam as condições necessárias para o desempenho das suas atividades, de modo a terem acesso a um padrão de vida digno.

De acordo com o documento, as crianças não têm escolas aparelhadas para o ensino fundamental nem transporte escolar, os moradores não contam com energia elétrica ou transporte coletivo, e as estradas estão em condições precárias, dificultando o escoamento da produção. Os produtores também solicitam celeridade nos processos de regularização fundiária nas áreas da Suframa, telefonia pública e serviço itinerante de saúde.

Jefferson Praia apresentou ainda documento da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Nova Esperança, reivindicando o asfaltamento de uma estrada, a instalação de 18 quilômetros de mangueiras e conexões para distribuição de água potável, a liberação ambiental do aumento na área de produção com aproveitamento da madeira e a implantação definitiva do Pólo de Piscicultura.

Na opinião do senador, o pano de fundo de todo os problemas da região é a questão ambiental, que faz com que os produtores da Amazônia enfrentem o descaso do poder público estadual e federal.

- Nas conversas com todos os produtores rurais eu não vi nenhum dizer que derruba a floresta porque gosta. Eu não vi nenhum querendo derrubar mais do que estabelece a lei ou falando da questão ambiental como inimiga - afirmou.

Jefferson Praia assinalou que o Amazonas tem 98% das suas florestas preservadas e atribui isso ao fato de o estado ter implantado o modelo da Zona Franca, apoiado na indústria e não na exploração dos recursos naturais. Outro fator, na opinião dele, é a falta de estradas, mas esses fatores, observou, acabaram transformando o Amazonas em um estado importador de alimentos.

- O grande debate do Brasil vai ser aquele em que de um lado ficarão os produtores agropecuários, querendo produzir mais, e do outro os defensores do meio ambiente - previu.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, em aparte, que é preciso acabar com "essa lengalenga mística" sobre a região amazônica e começar a trabalhar cientificamente. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que existem muitas formas de explorar as riquezas da Amazônia sem agredir o meio ambiente, mas o governo federal não define um modelo para tanto.



19/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Praia defende investimentos em ciência e tecnologia na Amazônia

Jefferson Praia defende a adoção de projetos de curto prazo na Amazônia

Jefferson Praia defende preservação ambiental conjugada com melhores condições de vida para moradores da Amazônia

Jefferson Praia propõe estudo obrigatório da Amazônia

Jefferson Praia diz que futuro Museu da Amazônia já tem 800 peças

Amazônia quer ações práticas, diz Jefferson Praia