Jefferson Praia sugere que recursos do pré-sal sejam destinados à pesquisa para o desenvolvimento sustentável na Amazônia
O senador Jefferson Praia (PDT-AM) defendeu nesta quinta-feira (10) a destinação de parte dos recursos advindos da exploração do pré-sal à pesquisa para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Ele fez a sugestão ao reportar a realização da primeira audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir o modelo de exploração do pré-sal, em Manaus, no último dia 4.
Na ocasião, informou o senador, estiveram presentes representantes do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), da Eletronuclear, da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre outros órgãos.
Foi do representante da Suframa a observação, reproduzida por Praia em Plenário, de que o petróleo é a extensão de um modelo que, com o tempo, vai se tornar obsoleto. Nesse contexto, a Amazônia se destaca como a região do globo que ainda consegue absorver as emissões de carbono do mundo.
- O Brasil tem uma responsabilidade muito grande com aquela parte do globo, assim como os países mais ricos. Queremos firmar parecerias e adquirir tecnologia para propiciar a elevação da qualidade de vida das pessoas que estão lá - disse.
Jefferson Praia informou que no próximo final de semana irá a Copenhague, na Dinamarca, onde se realiza a cúpula mundial do clima. Ele disse que pretende levar ao fórum "as ideias de um caboclo da Amazônia".
- Sem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, dificilmente conseguiremos manter a floresta em pé - disse.
10/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Praia apresenta sugestões para o desenvolvimento da Amazônia
Jefferson Praia sugere criação de grupo de trabalho para discutir problemas da Amazônia
Jefferson Praia apresenta sugestões para desenvolvimento da Amazônia com respeito ao meio ambiente
Jefferson Praia pede recursos do Fundo Social para a Amazônia
Agripino anuncia que DEM vai obstruir votações até que sejam destinados recursos aos municípios
Jefferson Praia pede atenção para as águas na Amazônia