João Alberto Souza alerta para a crescente escassez de água no mundo
O senador João Alberto Souza (PMDB-MA) manifestou preocupação com a crise da água. "Analistas calculam que, dentro de poucas décadas, a água será um bem estratégico mais importante do que o petróleo é hoje", disse, chamando a atenção para o fato de que apenas 2,7% da água do planeta é doce. Desse percentual, 75% estão nas geleiras e calotas polares. Segundo ele, há previsão de guerras por causa da água para 2020.
"A população mundial cresceu vertiginosamente e os estoques de água doce continuaram os mesmos e cada vez mais explorados, desperdiçados e agredidos por inúmeros fatores", afirmou o senador. Ele lembrou que 60% da população do planeta vivem hoje em regiões onde a água é escassa.
O Brasil, apontou o senador, é um dos países mais ricos na substância, com 20% da água potável da Terra. Mas, na avaliação dele, o desperdício preocupa. Citando estudos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República, ele classificou a diferença entre a quantidade de água que sai das centrais de tratamento e a que é cobrada dos consumidores como "desalentadora". O desperdício médio no país é de 39,2%. Na região Norte, chega a 48,9%.
"É prioritário um esforço de modernização da infra-estrutura de abastecimento e de educação pública para o usufruto e renovação do precioso líquido existente da superfície", observou.
O senador defendeu a cobrança da água retirada do Rio Paraíba do Sul, recentemente instituída: "Creio que cobrar é um bom instrumento para reeducar estruturas produtivas e população para o uso com racionalidade da água".
21/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Teotônio alerta para escassez de água no mundo
Luiz Henrique alerta para a escassez de água no mundo
ONU pede mudanças para evitar escassez de água no mundo
Aelton Freitas alerta para escassez de água
Patrocínio alerta para escassez de água potável no planeta
Valter Pereira lembra Dia da Água e alerta para escassez futura