João Pedro comemora oferta inédita de crédito para o Plano Safra



O senador João Pedro (PT-AM) comemorou o lançamento, nesta quinta-feira (3), do Programa Mais Alimentos - incluído no Plano Safra 2008/2009 - que disponibilizará cerca de R$ 13 bilhões em crédito para a agricultura familiar por meio do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e do Banco da Amazônia.

A notícia, disse o senador, é ainda mais alvissareira no momento em que o total do crédito disponível para os financiamentos à agricultura é o maior já anunciado por um governo no país. A seu ver, o fato demonstra a preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dar um tratamento diferenciado ao trabalhador do campo e à agricultura de base necessária ao desenvolvimento social e econômico do Brasil.

- É importante destacar que a economia familiar no Brasil é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa do povo brasileiro. É nessa agricultura que estão empregados o marido, a esposa e os filhos, ou seja, é praticada sem que haja nenhum assalariado na família. Ela gera renda e serve para alavancar a produção de alimentos para consumo interno e externo - disse.

Para João Pedro, diante dessa oferta de crédito, resta ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e a organismos a ele ligados, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e às empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural (Emater), "potencializar a utilização dos recursos do Plano Safra, visando fortalecer ainda mais a economia da agricultura".

03/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oferta de crédito cresce 14% no ano e chega à marca inédita de R$ 1,6 trilhão

Plano Safra aumenta crédito para médios produtores e cooperativas

Lídice da Mata comemora lançamento do Plano Safra para o semiárido

Ideli Salvatti comemora aumento da oferta de crédito imobiliário

CRA debate manual do crédito rural e Plano Safra

João Pedro comemora aprovação de empréstimo internacional para o Amazonas