João Pedro defende cultivo familiar do dendê



 O senador João Pedro (PT-AM) defendeu em plenário, nesta segunda-feira (14), a inclusão social de famílias de agricultores através da produção de biodiesel de óleo de dendê. Ele destacou que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Amazônia Ocidental desenvolveu pesquisas que recomendam o cultivo das palmeiras de dendê também para o reflorestamento de áreas degradadas por projetos agropastoris fracassados.

- Temos, portanto, condições de produzir energia com uma abrangência sócio-ambiental nunca vista. Uma situação muito diferente da relativa à exploração do petróleo, que sempre foi dominada por conglomerados transnacionais, pelo grande capital- disse.

João Pedro chamou atenção para a necessidade de se adequar as linhas de crédito às peculiaridades do ciclo produtivo do dendê e às diversas formas de agricultura familiar, desde os pequenos grupos familiares às grandes cooperativas de agricultores.

O representante amazonense fez um apelo para que o governo federal inclua nos programas de fixação de agricultores no campo o cultivo do dendê. João Pedro pediu ainda ao parlamentares do Congresso Nacional que contribuam para a aprovação dos projetos de leis que viabilizarão a produção do biodiesel em escala comercial.

Em aparte, Romeu Tuma (DEM-SP) parabenizou João Pedro pelo pronunciamento.

14/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende cultivo de dendê na Amazônia para produção de biodiesel

João Pedro quer plantio de dendê em terras degradadas da Amazônia

Pesquisador da Embrapa diz que Brasil precisa ampliar cultivo de dendê

João Pedro registra início da 4ª Feira da Agricultura Familiar

João Pedro registra início da 4ª Feira da Agricultura Familiar

João Pedro defende lançamento do PAC 2