João Pedro diz que Mercosul tem a ganhar com a entrada da Venezuela



O senador João Pedro (PT-AM) sustentou em discurso que o Mercosul "tem a ganhar com a entrada da Venezuela", lembrando que aquele país é um grande produtor de petróleo e uma a das maiores economias da América do Sul. Ele entende que o Mercosul precisa contar com a presença de outros países, "para se fortalecer como bloco econômico, como ocorreu com a Comunidade Européia".

- Será um erro se o Senado brasileiro não aprovar a entrada do Estado venezuelano no Mercosul. Não podemos esquecer que os Estados Unidos até hoje não engoliram o Mercosul, pois eles queriam a Alca [Área de Livre Comércio das Américas] - assinalou o senador.

Em aparte, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, disse concordar com a necessidade de fortalecimento do Mercosul, mas ponderou que a "atuação política" do presidente Hugo Cháves "traz grande insegurança", pois ele pode "ser um desagregador".

Reforma política

João Pedro pediu ainda, no mesmo pronunciamento, que o Congresso "faça um esforço" para votar a reforma política, onde ficariam claros os limites da Justiça Eleitoral. Lembrou que cerca de 800 prefeitos eleitos em 2006 foram afastados por juízes.

- O prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, ganhou pela decisão soberana do povo, mas quem está no lugar dele é o segundo colocado - lamentou.

Também em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que, hoje, "tem político com dúvidas se o melhor é pedir votos na rua ou contratar um bom advogado", pois este, com seus recursos e ações, pode derrubar o candidato que vier a receber mais votos.



27/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende entrada da Venezuela no Mercosul

João Pedro defende entrada da Venezuela no Mercosul

João Pedro defende entrada da Venezuela no Mercosul

João Pedro defende adesão da Venezuela ao Mercosul

Senado referenda entrada da Venezuela no Mercosul

Crivella defende entrada da Venezuela no Mercosul