João Pedro pede à ONU que comande reconstrução do Haiti



"O Haiti não é aqui". A afirmação foi feita pelo senador João Pedro (PT-AM), durante sessão que homenageou a memória dos brasileiros que perderam a vida no terremoto que destruiu parte do Haiti. O senador chamou atenção para o fato de que o terremoto foi mais uma tragédia entre as tantas que abalaram o país caribenho. João Pedro pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) que exercite sua liderança e comande a reconstrução do país.

Em agosto do ano passado, João Pedro integrou uma comitiva de senadores da Comissão de Relações Exteriores (CRE) que foi observar a situação do Haiti e o trabalho das tropas brasileiras que lideram a missão de paz da ONU naquele país. Essa viagem fez o senador constatar que, decididamente, o Haiti não é aqui, como se costuma dizer.

- O Haiti é lá. Só os haitianos e aqueles que estão ali trabalhando podem entender a magnitude dessa tragédia que vive o povo do Haiti. Talvez o terremoto tenha sido a tragédia mais dolorida. Deixou mais de 200 mil mortos. Mas não é a única. Quando estivemos lá em 2009, nossa comitiva encontrou uma criança que já estava descartada para morrer. Havia uma ausência absoluta do estado - testemunhou João Pedro.

Por outro lado, o senador destacou o trabalho desenvolvido no Haiti pelos militares, por organizações não-governamentais (ONGs) brasileiras e pela Pastoral da Criança, organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele revelou ainda que em conversa com o presidente René Préval, o mandatário haitiano declarou que a presença do Brasil no país é imprescindível.



23/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Tenório pede ajuda para reconstrução de Alagoas

Brasil tem interesse em ajudar na reconstrução do Haiti, diz Patriota

Brasil apresenta propostas de reconstrução para o Haiti

Brasil quer intensificar apoio para a reconstrução do Haiti

O papel do Brasil na reconstrução do Haiti é tema de programa da TV Senado

Suplicy afirma que governo brasileiro ajudará na reconstrução do Haiti