João Pedro pede por cidade da Amazônia que está há 15 dias sem telefones



Depois de ter passado o recesso viajando por 13 municípios do Amazonas, o senador João Pedro (PT-AM) pediu da tribuna que a companhia telefônica Oi encontre uma forma de restabelecer as linhas de telefone da cidade de Santo Antônio do Içá (AM), em pane há 15 dias. De acordo com ele, sem os telefones os 28 mil habitantes "estão totalmente isolados do mundo".

Entre os problemas que verificou em seu estado, durante a viagem, o senador apontou ainda a falta de um campo de pouso para aviões na cidade de Jutaí, onde só se chega de barco. Ele frisou que é preciso melhorar o sistema de transporte fluvial na região e investir em embarcações.

- A Amazônia apresenta hoje uma situação desafiadora. O debate ambiental esgotou a construção de estradas na região. Agora, a realidade são os rios - disse.

João Pedro também manifestou preocupação com a gestão da energia elétrica no Amazonas, hoje concentrada nas mãos de técnicos que ficam no Rio de Janeiro.

- Está faltando energia elétrica em alguns municípios. O óleo diesel que movimenta geradores demora até 15 dias para chegar, em balsas. O governo tem de ver melhor essa situação - afirmou.

O senador ainda apontou a necessidade de maior presença do Instituto Nacionaldo Seguro Social (INSS) no interior do Amazonas. Ele informou que terá um encontro com o presidente do instituto para tratar do assunto.

Mudanças climáticas

João Pedro registrou sua participação, em Manaus, nas últimas quinta e sexta-feira (31 e 1º), no seminário internacional Mudança Climática, Crise Energética e Alimentar - Desafios ao Desenvolvimento Sustentável, promovido, entre outros, por órgãos da ONU e do Banco Mundial. Durante o encontro, foi criado o Centro Internacional Terramérica, instituição de pesquisa e desenvolvimento em meio ambiente, que terá sede no Brasil.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que a situação da Amazônia "é realmente desafiadora", ao comparar sua situação com os estados do Sul-Sudeste. Em Santa Catarina, informou, a luta neste momento é para que o governo estadual asfalte os acessos dos últimos municípios que ainda não contam com o benefício.



04/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro pede maior cuidado com a Amazônia

João Pedro comemora inauguração de obras na Amazônia

João Pedro registra realização do 1º Simpósio da Amazônia

João Pedro registra realização do 1º Simpósio da Amazônia

João Pedro destaca realização do Simpósio Amazônia

João Pedro destaca visita de Lula a Amazônia