João Ribeiro cobra eclusas para Araguaia-Tocantins



O senador João Ribeiro (PFL-TO) cobrou nesta quarta-feira (4) a conclusão das eclusas da hidrovia Araguaia-Tocantins, como forma de barrar o atraso econômico da região Centro-Oeste e estabelecer as bases para o desenvolvimento do Norte-Nordeste integrando a hidrovia com a ferrovia Norte-Sul.
- Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão são estados diretamente interessados na conclusão da hidrovia Araguaia-Tocantins. A integração com a ferrovia Norte-Sul proporcionará uma revolução no sistema de transporte multimodal do interior do Brasil. Além disso, novas fronteiras de desenvolvimento se abrirão ao longo do percurso da hidrovia – afirmou. Ribeiro disse que reforçar o orçamento e liberar os recursos de implantação das eclusas não é uma atitude populista, mas uma decisão de governo fundamental para o sucesso do projeto de desenvolvimento daquela região. Segundo o senador, para cada real investido neste projeto, os estudos prevêem um retorno de R$ 18,30. - O Brasil começa a incomodar as grandes economias desenvolvidas. E também os grupos multinacionais. Começamos a nos levantar de nosso berço esplêndido par andarmos por nossas próprias pernas. E isso ao convém a muitos. Mas estou convencido de que esse tempo acabou. Para isso, precisamos reduzir nossos custos de produção, colocarmo-nos em posição de competidores fortes e agressivos. E a implantação da hidrovia Araguaia-Tocantins está no centro dessa nova atitude brasileira – acrescentou. O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) disse que o Brasil privilegiou a modal rodoviária, que é a mais cara, mesmo tendo à disposição diversos mananciais e podendo optar pela modal ferroviária. - Por que o governo não implementa logo a hidrovia Araguaia-Tocantins? Será que somos tão ricos a ponto de utilizarmos apenas as modal mais cara? - questionou.

04/08/2004

Agência Senado


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