João Ribeiro defende maior integração étnica e cultural no Tocantins
O senador João Ribeiro (PR) disse à Agência Senado ter "absoluta convicção" de que o novo governo do Tocantins, sob a liderança do governador Siqueira Campos, irá incentivar a diversidade étnica e cultural nas escolas de todo o estado, incorporando o espírito da Lei 10.639/2003.
A lei tornou obrigatório o ensino da História e Cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras. Apesar de a lei ser obedecida em escolas nos municípios de Praia Norte, Miranorte, Goiatins, Cristalândia, Porto Nacional e em Araguaína, João Ribeiro entende que isso deva ocorrer em todo o Tocantins.
O senador chamou a atenção para a homenagem que a professora Maria Luiza, de Tocantínia, recebeu do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), em São Paulo. A professora do Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio é uma das lideres do movimento de consciência negra do Tocantins.
Para João Ribeiro, a homenagem recebida no dia 14 transforma o Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio em referência nacional na questão da integração étnica e cultural no país. O centro é uma escola conveniada com o estado que atende alunos de 40 aldeias indígenas do município e também crianças carentes do local, em sua maioria negros e mulatos.
16/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Ribeiro defende transposição do Tocantins para o São Francisco
João Ribeiro defende maior entrosamento entre Brasil e Estados Unidos
João Ribeiro destaca festas no Tocantins
João Ribeiro registra Primeira Cavalgada da Paz em Tocantins
João Ribeiro homenageia 15 anos de autonomia do Tocantins
João Ribeiro registra os 25 anos do "Jornal do Tocantins"