João Souza avança no Brasil Open



A semana começou bem para João Souza, o Feijão, tenista número 2 do Brasil, que ocupa a 129ª posição no ranking mundial. Na noite de segunda-feira (24), jogando em São Paulo, no primeiro dia de duelos da chave principal do Brasil Open — torneio da série ATP 250 que distribuirá 250 pontos para o campeão, além de um cheque de US$ 85.900 — Feijão conquistou uma importante vitória sobre o holandês Robin Haase, 45º colocado do ranking mundial.

Embalado pela torcida, João venceu por 2 x 0, com parciais de 7/5 e 6/4, e está classificado para a segunda rodada. Para vencer o primeiro set, o tenista teve que salvar três set points consecutivos, o que lhe deu moral para entrar bem no segundo set e selar a vitória.

“Eu já havia sido derrotado por ele em dois jogos. Então, para vencê-lo eu sabia que devia jogar bem e agressivo. Mas sem dúvida alguma sair daquele 0/40 trouxe uma confiança extra para o restante da partida”, comemorou Feijão, que pela terceira vez na carreira superou um integrante do top 50: Tommy Robredo (44º) e Pablo Andujar (46º), ambas em 2011.

A vitoriosa estreia serviu para o tenista reencontrar o caminho das vitórias no circuito de primeira linha da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Desde a última edição do Brasil Open (2013) que Feijão não vencia uma partida em torneios deste nível.  “O jogo aqui é mais rápido, me sinto em casa com a presença da família e amigos. Passei o segundo semestre de 2013 jogando mais Challengers (torneios de segunda linha), mas, com certeza, ganhar um jogo de ATP é sempre muito bom”, destaca o 129º do mundo, que na fase de oitavas de final enfrenta o vencedor do duelo entre o esloveno Aljaz Bedene e o espanhol Albert Montanes.

A respeito da possibilidade de voltar ao top 100, Feijão projeta que até o término desta temporada o Brasil tenha dois representantes no grupo. “Tanto meu objetivo quanto do Thomaz (Bellucci) é voltar ao top 100. O pessoal pode esperar. Temos trabalhado duro, um tem puxado o outro sempre. Estou na torcida por ele, assim como ele torce por mim. Quem sabe até o final do ano o Brasil tenha dois tenistas até com melhor ranking, no top 80 ou 70.”

Hoje, os outros três brasileiros na chave principal do Brasil Open entram em quadra. Rogério Dutra Silva, que veio do qualifying, é o primeiro a jogar. A partir das 14h30, ele enfrenta o espanhol Guillermo Garcia-Lopez, número 52 do mundo. Depois, por volta das 17h30, é a vez de Guilherme Clezar medir forças com o eslovaco Martin Clizan, número 97 do ranking mundial. Finalmente, às 19h, o número 1 do Brasil e 108º do mundo Thomaz Bellucci enfrenta o colombiano Santiago Giraldo. Ao fim da partida de Bellucci e fechando os jogos desta terça-feira (25.02) na quadra central, André Sá e João Souza enfrentam os espanhóis Marcel e Pere Riba.

Programação de terça-feira (25) do Brasil Open

Quadra central – 12h30
F Volandri (ITA) vs F Delbonis (ARG)
Não antes das 14h30
Rogério Dutra Silva (BRA) vs G Garcia-Lopez (ESP)
Não antes das 17h30
M Klizan (SVK) vs Guilherme Clezar (BRA)
Não antes das 19h
S Giraldo (COL) vs Thomaz Bellucci (BRA)
A seguir
M Granollers (ESP) / P Riba (ESP) vs [WC] A Sa (BRA) / J Souza (BRA)

Quadra 1 – 12h30
A Bedene (SLO) vs A Montanes (ESP)
J Reister (GER) vs A Haider-Maurer (AUT)
Não antes das 15h
P Lorenzi (ITA) vs P Riba (ESP)
A seguir
A Gonzalez (COL) vs P Starace (ITA)
G Elias (POR) vs A Ramos (ESP)

Brasil Tennis Cup
Enquanto os homens medem forças no Brasil Open, as mulheres travam suas batalhas no Brasil Tennis Cup, em Florianópolis, torneio da Série WTA que contou com a participação, entre outras, da italiana Francesca Schiavone, atual 43ª do ranking e campeã de Roland Garros em 2010. Schiavone, entretanto, foi eliminada na estreia, na segunda-feira (24), pela tcheca Barbora Zahlavova Strycova por 2 x 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 7/5.

Nesta segunda (24), duas brasileiras entraram em quadra, mas não conseguiram avançar. Beatriz Haddad Maia perdeu para a argentina Paula Ormaechea por 2 x 0, com parciais de 6/1 e 6/2, e Gabriela Cé foi derrotada pela romena Alexandra Cadantu também por 2 x 0, com parciais de 6/1 e 6/3.

Na manhã desta terça-feira (25), mais duas brasileiras entraram em ação pela chave de simples. Paula Gonçalves enfrenta Danka Kovinic, de Montenegro, às 10h. Depois disso, após um jogo entre a tcheca Klara Zakopalova (vice-campeã no domingo do Rio Open) e a croata Donna Vekic, a número 1 do Brasil e número 103 do mundo Teliana Pereira enfrenta a espanhola Maria Teresa Torro Flor.

Além disso, o Brasil tenta a sorte na chave de duplas. Após o duelo de Teliana, Paula Gonçalves e Laura Pigossi enfrentam a húngara Timea Babos e a austríaca Jarmila Gajdosova. Logo depois, Maria Fernanda Alves e Beatriz Haddad Maia duelam com as colombianas Catalina Castaño e Mariana Duque Marino. 

Confira a programação e resultados desta terça-feira (25) do Brasil Tennis Cup:

Quadra central – 10h

Danka Kovinic (MNE) 2 x 0 (6/3 e 6/1) Paula Gonçalves (BRA)
A seguir
Klara Zakopalova (TCH) 2 x 0 (6/3 e 6/3) Donna Vekic (CRO)
A seguir
Teliana Pereira (BRA) vs. Maria Teresa Torro Flor (ESP)
A seguir
Paula Gonçalves/Laura Pigossi (BRA) vs. Timea Babos (HUN)/Jarmila Gajdosova (AUS)
A seguir
Maria Fernanda Alves/Beatriz Haddad Maia (BRA) vs. Catalina Castaño/Mariana Duque Marino (COL)
Não antes de 18h30
Garbiñe Muguruza (ESP) vs. Chanelle Scheepers (AFS)

Quadra 1 – 10h

Kiki Bertens (BEL) 2 x 1 (6/4, 1/6 e 6/2) Sesil Karatantcheva (CAZ)
A seguir
Johanna Larsson (SUE) vs. Alizé Lim (FRA)
A seguir
Yaroslava Shvedova (CAZ) vs. Barbora Zahlavova Strycova (TCH)
A seguir
Irina-Camelia Begu (ROM)/Valeria Solovyeva (RUS) vs. Francesca Schiavone (ITA)/Silvia Soler-Espinosa (ESP)
A seguir
Monique Adamczak/Arina Rodionova (AUS) vs. Monica Niculescu (ROM)/Klara Zakopalova (TCH)
A seguir
Vania King (EUA)/Barbora Zahlavova Strycova (TCH) vs. Irina Buryachok (UCR)/Katarzyna Piter (POL)

Quadra 2 – 10h

Alison van Uytvanck (BEL) 2 x 0 (6/3 e 6/2) Su-Wei Hsieh (TPE)
A seguir
Alexandra Dulgheru (ROM) 2 x 0 (6/1 e 7/5 - 7/5) Mariana Duque Marino (COL)
A seguir
Alexandra Cadantu (ROM) vs. Dinah Pfzenmaier (ALE) ou Patricia Mayr-Achleitner (AUT)
A seguir
Alexandra Panova (RUS)/Laura Thorpe (FRA) vs. Maria Fernanda Alvarez Teran (BOL)/Maria Irigoyen (ARG)

Fonte:
Brasil 2016



25/02/2014 15:58


Artigos Relacionados


Teliana Pereira avança no Rio Open

Marcelo Zormann avança às oitavas de final do Australian Open Junior

Bellucci vence a primeira no Brasil Open

Começa hoje o Brasil Open de tênis

Rogério Dutra Silva é eliminado do Brasil Open

Rio Open traz elite do tênis mundial ao Brasil