Jogos Escolares Sul-Americanos reúnem mais de 1.300 estudantes na Colômbia



A cidade de Bogotá, na Colômbia, recebe, a partir desta sexta-feira (2), a maior competição escolar da América do Sul. A 17ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares reunirá mais de 1.300 estudantes entre 12 e 14 anos de dez países. Serão disputadas dez modalidades. O Brasil participa da competição com 184 atletas.
O primeiro dia de competições será reservado para os esportes coletivos, como basquete, voleibol, handebol e futsal masculino e feminino. No final de semana, é a vez dos atletas do atletismo e paratletismo, xadrez, judô, natação e tênis de mesa disputarem as provas. A competição segue até a próxima quarta-feira (2).
Além do Brasil, também participam delegações de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O Ministério do Esporte do Brasil está sendo representado pelo chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Fernando Máximo.
Histórico
Bogotá foi eleita sede dos XVII Jogos Sul-Americanos Escolares em maio deste ano, durante a 9ª Assembleia Ordinária do Conselho Sul-Americano de Esporte. A última edição dos jogos foi realizada em Lima, no Peru, e contou com a participação de mais de 1.500 atletas entre 12 e 14 anos. O Brasil disputou nove modalidades – vôlei, tênis de mesa, xadrez, natação, judô, futsal, basquetebol, handebol e atletismo – e fechou a competição com 64 medalhas: 26 de ouro, 19 de prata e 19 de bronze.
Os Jogos Sul-Americanos escolares são promovidos pelo Conselho Sul-Americano de Desportes (Consud), do qual o Brasil é integrante.

Fonte:
Ministério do Esporte





02/12/2011 20:52


Artigos Relacionados


Brasil é o campeão da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares

Brasil será sede dos próximos Jogos Escolares Sul-Americanos

Jogos reúnem mil estudantes do Amazonas

Comitê Executivo aprova nova data para os Jogos Sul-Americanos Escolares, em Natal

Jogos de instituições federais reúnem 2 mil estudantes

Olimpíadas Escolares reúnem mais de 3 mil atletas em Fortaleza