Jogos Indígenas vão reunir 48 etnias brasileiras



Entre os dias 8 e 16 de novembro, a cidade de Cuiabá, em Mato Grosso, se transformará na capital indígena das Américas. O torneio reunirá cerca de 1,6 mil representantes indígenas oriundos de 48 etnias brasileiras, além da participação de representantes indígenas de 18 países. Os jogos são uma realização do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) e contam com patrocínio do Ministério dos Esportes e apoio de vários outros órgãos da administração pública federal.

O Ministério da Cultura (Minc) está participando da realização dos jogos com suporte na área de divulgação do evento e viabilizando a participação de lideranças indígenas no fórum de debates que acontecerá durante o evento, para discutir a realização dos primeiros jogos mundiais indígenas, previstos para serem realizados no Brasil, em 2015.

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) atua nos jogos buscando a integração das ações dos ministérios da Cultura e dos Esportes na promoção da cultura indígena. Vai realizar, também, por meio do projeto Vidas Paralelas (MinC/UNB), uma oficina de produção audiovisual na Oca Digital que será montada no evento.

Veja aqui mais detalhes sobre a realização dos jogos.

 

Fonte:

Ministério da Cultura



01/11/2013 16:50


Artigos Relacionados


Jogos Abertos no interior vão reunir 15 mil atletas

Feira vai reunir mais de três mil indígenas do Brasil e exterior

Brasileiras buscam vaga nos Jogos da Juventude

MT se candidata a sediar os Jogos Indígenas em 2015

Ritual marca abertura dos Jogos Indígenas

Lançado em Cuiabá (MT) a 12ª edição dos Jogos Indígenas