Jorge Gobbi presta homenagem a Nelson Marchezan na sessão plenária
No seu pronunciamento, o parlamentar tucano destacou o início da carreira política de Nelson Marchezan, que filho de pequenos agricultores do interior de Santa Maria, se tornou vereador aos 22 anos, em 1960. Posteriormente Marchezan foi deputado estadual por duas legislaturas, federal por cinco mandatos - e Presidente da Câmara dos Deputados de 1981 a 1983 -, Secretário do Trabalho e Ação Social e Secretário Nacional de Comunicações onde teve gestões destacadas. Atualmente ele ocupava a Presidência do PSDB no Rio Grande do Sul onde se propôs a tarefa de ampliar a organização partidária por todo o Estado.
O deputado Gobbi, que entrou na vida pública através de Marchezan, ainda ressaltou atuações importantes como a constituição da CPI dos Medicamentos, dando condições para o ingresso dos remédios genéricos no Brasil, e o Projeto de renda mínima associada à freqüência escolar, que originou o programa bolsa-escola. "Também foi dele uma das primeiras propostas de um programa de incentivos fiscais para alavancar a expansão industrial e a instalação de novos empreendimentos em nosso estado, a origem do Fundopem", explicou Gobbi.
Gobbi finalizou destacando que as homenagens que têm sido tributadas a Marchezan em todo o país demonstram a importância de seu legado para a política brasileira. "Perdeu o Brasil uma figura marcante das últimas décadas e dos momentos decisivos que o país viveu. Perdeu o Rio Grande , um dos seus maiores líderes. A Nelson Marchezan a saudade e a certeza de que tentaremos sempre seguir os seus passos e o seu norte", completou Gobbi.
02/19/2002
Artigos Relacionados
Governador Olívio Dutra presta homenagem ao deputado Nelson Marchezan
Deputado Jorge Gobbi presta homenagem ao administrador
SESSÃO PLENÁRIA/Jorge Gobbi cobra do governo atendimento bucal nas escolas
SESSÃO PLENÁRIA/Loureiro presta homenagem aos corretores de imóveis
SESSÃO PLENÁRIA/Paulo Odone presta homenagem a sindicalista e a Brusa Neto
Senado suspende sessão em pesar pela morte de Nelson Marchezan