Jorge Viana: asilo a senador boliviano não pode ser objeto de disputa política no Brasil



O senador Jorge Viana (PT-AC) criticou, nesta terça-feira (27), o que classificou como tentativa de parlamentares da oposição de transformar o episódio envolvendo o senador boliviano Róger Pinto Molina em disputa política. Depois de mais de um ano refugiado na Embaixada do Brasil em La Paz, Pinto Molina deixou o país sem autorização do governo de Evo Morales, viajando 22 horas até a cidade de Corumbá (MS), com ajuda do diplomata brasileiro Eduardo Saboia.

— Esse é um episódio que não pode ser transformado numa disputa política entre situação e oposição no nosso país, sobretudo porque envolve a vida de um cidadão boliviano que pediu asilo ao governo brasileiro — disse, em discurso no Plenário.

Na avaliação de Jorge Viana, a decisão foi acertada por ter posto fim à situação de risco de vida em que se encontrava o senador boliviano na embaixada.

Jorge Viana expressou ainda expectativa de que a substituição do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo, determinada pela presidente Dilma Rousseff, possa contribuir para manter as relações diplomáticas entre Brasil e Bolívia em alto nível. A saída de Patriota, que substituirá Figueiredo como representante na ONU, foi anunciada logo em seguida à notícia da fuga de Molina.

Em aparte, Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou apoio ao pronunciamento de Jorge Viana .

Violência contra a mulher

No mesmo pronunciamento, Jorge Viana destacou a visita da presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, na manhã desta terça-feira, para receber o relatório final da CPI da Violência contra a Mulher. Em sua avaliação, a presença de Dilma ajudou a estreitar as relações entre os poderes da República.



27/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senador boliviano se refugia em embaixada brasileira e pede asilo político

Senador boliviano aguarda em embaixada brasileira resposta sobre asilo político

Para Jorge Viana, Brasil vive momento de independência econômica e política

Jorge Viana diz que o Brasil terá pela primeira vez na história uma política de valorização real do salário mínimo

Ferraço justifica sua atuação no episódio de ingresso do senador boliviano no Brasil

Alvaro Dias intercede em favor de senador boliviano refugiado na Embaixada do Brasil