Jorge Viana lamenta falecimento de Sócrates




Em discurso nesta segunda-feira (5), o senador Jorge Viana (PT-AC) lamentou o falecimento no domingo (4) do ex-jogador de futebol Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, classificado por ele como "um brasileiro exemplar".

Formado em medicina, "o doutor Sócrates", como ficou conhecido, lembrou o senador, era paraense e conseguiu conciliar a vida de atleta com os estudos universitários e com a participação na vida política nacional.

Falecido aos 57 anos devido a uma infecção intestinal, o ex-jogador, segundo Jorge Viana, reconheceu no final da vida que havia exagerado no consumo de álcool e alertou os jovens para as consequências negativas da dependência.

O botafoguense Jorge Viana afirmou que a admiração por Sócrates não ficava restrita aos torcedores do time pelo qual ficou famoso, o Corinthians, que se sagrou campeão brasileiro de 2011 justamente no dia do falecimento de um de seus maiores ídolos.

- O Brasil inteiro ficou triste - declarou Jorge Viana.

O senador lembrou que Sócrates foi um dos idealizadores, na década de 1980, da chamada "Democracia Corintiana", movimento que instituiu o voto de todos os integrantes do clube nas decisões administrativas e táticas. O então jogador também participou do movimento Diretas Já, acrescentou.

- Talentoso, era um estilista do futebol e um cidadão na plenitude do termo. Teve uma história de vida brilhante e foi uma figura humana fantástica - disse Jorge Viana.

Presidindo a sessão, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) associou-se ao pronunciamento do colega e também elogiou a trajetória de Sócrates.



05/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA LAMENTA FALECIMENTO DE JOÃO JORGE SAAD

Jorge Viana registra falecimento do empresário acriano Roberto Alves Moura

Mozarildo lamenta o falecimento do grão-mestre maçom Ademir Viana

Tião Viana lamenta falecimento da professora de medicina da UnB Vanize Macêdo

Dilma Rousseff publica nota de pesar pelo falecimento do ex-jogador Sócrates

Mesquita lamenta 'declarações infelizes' de Jorge Viana