José Agripino proporá ao DEM posição pela renúncia de Sarney



O líder do Democratas, senador José Agripino (RN), vai propor a seu partido que se posicione a favor da renúncia do presidente do Senado, José Sarney. Tendo pedido, há um mês, que Sarney se afastasse temporariamente do cargo até que se apurassem as acusações contra ele lançadas, Agripino entende agora que o momento é de renúncia.

VEJA MAIS

- Há um mês, propusemos a licença. O presidente entendeu que não era o caso [se afastar]. Eu acho que agora se impõe evoluirmos para uma proposta de renúncia. E vou propor que meu partido se posicione claramente pela renúncia. Política é a arte de promover o entendimento, mas chega um momento que o entendimento é difícil.

Agripino fez essas declarações a um grupo de jornalistas em frente ao Plenário do Senado. Logo em seguida, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) reafirmou, para o mesmo grupo, que seu partido já se posicionou a favor do afastamento de Sarney, ressalvando, porém, que essa decisão cabe ao presidente do Senado.

- A posição do PT é pelo afastamento temporário, mas a decisão é exclusiva do presidente Sarney.

A senadora também disse que essa crise tem seu principal foco nas eleições de 2010 e sustentou que, em nenhum momento, seu partido se sentiu pressionado pelo Palácio do Planalto a fortalecer Sarney no cargo.

- Nós não sentimos pressão do Palácio do Planalto para que Sarney fique. Houve conversas, mas em nenhum momento houve pressão.

Teresa Cardoso/ Agência Senado



04/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino reafirma posição pelo afastamento de Sarney

Agripino anuncia que PFL proporá salário mínimo de R$ 260

José Agripino destaca cobertura do julgamento do mensalão pela imprensa internacional

Para Sarney, José Alencar foi “gladiador pela vida” e exemplo de fé

Para Agripino, renúncia de Renan afeta CPMF

José Sarney recebe presente de Suplicy e agradece apoio de colegas pela recuperação