José Alencar é velado no Salão Nobre do Palácio do Planalto



Familiares, amigos e autoridades lotaram o Salão Nobre do Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (30) para se despedir do ex-vice presidente da República José Alencar Gomes da Silva, que é velado com honras de Estado. O velório começou com missa de corpo presente, celebrada pelo núncio apostólico no Brasil dom Lorenzo Baldisseri, que representa o papa Bento 16 junto ao governo e à Igreja Católica brasileira.

VEJA MAIS

Logo após a missa, a população pôde subir a rampa do Palácio do Planalto e entrar no Salão Nobre para também se despedir de Alencar. Uma fila de centenas de pessoas aguardava desde o início da manhã desta quarta. É a primeira vez que a entrada do povo é liberada. No velório de Tancredo Neves, em 1985, não foi permitido o ingresso de populares no Palácio.

Envolto na bandeira do Brasil, o caixão do ex-vice-presidente chegou por volta das 11h, em caminhão do Corpo de Bombeiros e batedores, vindo da Base Aérea de Brasília. Trasladado de São Paulo, o corpo chegou à base por volta das dez horas, onde era aguardado pelo vice-presidente da República, Michel Temer; pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Marco Maia; pelo o ministro Ayres Brito, que representou o Supremo Tribunal Federal; e pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Ao chegar ao Planalto, o corpo era aguardado pela viúva, Mariza Alencar, e o presidente da República em exercício Michel Temer, postados no alto da rampa. O caixão era carregado por cadetes da Marinha, Exército e Aeronáutica, que passaram por corredor formado pelos Dragões da Independência. O corpo de José de Alencar foi recebido ao som tiros de canhão e salva de palmas dos presentes.

Mariza Alencar, muito emocionada, foi a primeira a se aproximar do caixão do marido e o beijou. Em seguida, os filhos, Josué, Patrícia e Maria da Graça, se despediram do pai. O palácio recebeu centenas de coroas de flores, enviadas por empresas, autoridades e admiradores do ex-vice presidente.

Durante o sermão, dom Lorenzo Baldisseri disse que o coração dos enlutados pela morte de Alencar deve ser fortalecido.

- A vida não foi tirada, mas transformada. A vida é o dom mais precioso que recebemos de Deus e é a Ele devolvida quando cumprimos nossa missão no mundo - disse o núncio, ao afirmar que José Alencar foi uma figura ilustre da vida nacional.

Na manhã desta quinta-feira (31), o corpo de José Alencar seguirá para Belo Horizonte, onde será velado no Palácio da Liberdade, a partir das 9h, antes de ser cremado, conforme era a sua vontade.



30/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Corpo de José Alencar está sendo velado no Palácio do Planalto

José Alencar será velado no Palácio do Planalto nesta quarta

Corpo de José Alencar é velado pela família e autoridades no Palácio do Planalto

Populares se despedem de José Alencar no Palácio do Planalto

Corpo de José Alencar chega ao Palácio do Planalto

Corpo de José Alencar chega ao Palácio do Planalto recebido com salva de tiros